Notícia

Plano Rio Grande: CREA-RS acompanha apresentação do balanço de ações dos 100 dias das enchentes


Presidente Nanci é conselheira do Conselho de Governança do Plano Rio Grande.. Créditos: Arquivo CREA-RS

A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, participou, na tarde desta quarta-feira (14), da apresentação do balanço das ações realizadas nos primeiros 100 dias após enchentes que assolaram o Estado. A presidente é conselheira do Conselho de Governança do Plano Rio Grande.

Lançado pelo governo estadual, o Plano Rio Grande tem como objetivo a reconstrução do RS, com agilidade e eficiência, seguindo os preceitos de resiliência e adaptação climática. O Conselho é composto por diversos setores da sociedade gaúcha, constituído em Câmaras temáticas, as quais organizam as pautas e demandas para o encaminhamento aos órgãos competentes, além de promoverem discussões variadas sobre o tema da reconstrução.

O balanço elencou ações emergenciais do Plano Rio Grande, como qualificação de abrigos; implementação de Centros Humanitários de Acolhimento; conservação e manutenção de estradas, escolas e hospitais; auxílios financeiros para pessoas (Volta por Cima e SOS Pix) e empresas afetadas (MEI RS Calamidades); e benefícios tributários e linhas de crédito para empreendedores, entre outras medidas.

governador Eduardo Leite

O governador Eduardo Leite conduziu o encontro, realizado no Palácio Piratini, e destacou a importância do conselho, que é presidido pelo vice-governador Gabriel Souza, e falou sobre o andamento dos projetos do Estado para a reconstrução.

“Estamos acabando de fechar os 100 primeiros dias e temos vários projetos que estão evoluindo, em diversas áreas. O Comitê Científico está funcionando e já tem dado contribuições importantes. Estamos avançando, também, em questões como resiliência e adaptação climática, diques e sistemas de proteção, blocos de rodovias, soluções para aeroportos, causa animal e medidas econômicas – como o Pronampe Gaúcho e o MEI RS Calamidades”, afirmou o governador.

secretário da Reconstrução do RS, Pedro Capeluppi

 

Entre as outras ações apresentadas, o secretário da Reconstrução do RS, Pedro Capeluppi citou o Mapeamento Topográfico do Estado, o Levantamento Batimétrico, as Estações Hidrometeorologicas e a Modelagem Hidrodinâmica. Capeluppi também apresentou o projeto RioS - Resiliência, Inovação e Obras para o Futuro do RS.

Secretário da Reconstrução do RS, Pedro Capeluppi

Já o chefe da Casa Militar, Cel. Luciano Boeira, apresentou o projeto do prédio que irá abrigar o centro estadual de gestão integrada de riscos e desastres, além da proposta da Política Estadual de Proteção e Defesa Civil. O projeto de lei ainda será enviado para a Assembleia Legislativa para aprovação.

Cel. Luciano Boeira

Secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans falou sobre o MUP (Mapa Único do Plano Rio Grande), que consiste em um Sistema Único e Integrado do Mapeamento das Áreas Diretamente Atingidas, com o objetivo de identificar e quantificar os endereços, vias, domicílios, empresas, equipamentos públicos e, principalmente, a população afetada.

A reunião de trabalho foi realizada no Salão Nobre Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: