
O papel da Engenharia no ESG foi tema do CAPACITA+

Créditos: Arquivo CREA-RS
“Como nós engenheiros contribuímos com o ESG?” Com este questionamento a Engenheira Eng. Quim. Patricia Pletsch abriu mais uma noite de terça-feira do programa CAPACITA + do CREA-RS, que, com o Colégio de Entidades Regionais (CDER-RS), promove semanalmente palestras de assuntos das áreas das engenharias, agronomia e geociências.
Por mais de uma hora, Pletsch falou sobre o conceito de sustentabilidade – “vai além das questões ambientais é atender as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras a atender suas próprias necessidades” – apresentou uma linha do tempo das ações sobre o tema, chegando ao ESG de fato que explicou ser uma sigla para “Ambiental, Social e Governança”.
Na aplicação empresarial, explicou que o “tripé” de conceitos têm que andar junto com o objetivo de buscar minimizar seus impactos do seu negócio no meio ambiente, construindo um mundo mais justo e mantendo os melhores processos de administração.
“Como tua organização atua nesses três conceitos? Que ela faz a mais do que é exigido em cada um dos requisitos? O ESG é isso, ações diferenciadas além daquelas obrigatórias”, explicou apresentando exemplos práticos de ações em cada um dos pilares. “Adotar e implantar ESG é um processo contínuo e estratégico, que exige o compromisso da alta gestão e a integração com a cultura organizacional”, concluiu.
Confira a palestra na integra.
