Notícia

23º EESEC: fortalecimento das entidades em foco


Créditos: Arquivo CREA-RS

As ações do CREA-RS e do Confea para fomento das entidades de classe, por meio dos Editais de Patrocínio que disponibilizam recursos às ECs para projetos de eventos, capacitações, publicações entre outras ações de valorização aos profissionais foi tema do segundo dia do 23ª Encontro de Entidades de Classe em Santa Rosa.

Dando início, a gerente de Relacionamento com as Entidades de Classe e Instituições de Ensino Superior do CREA-RS, Juliana Perez, apresentou o passo a passo do Edital de Patrocínio do Conselho, abordando do projeto à prestação de contas.

Juliana Perez

A atuação do Confea para o fortalecimento das entidades de classe foi tema de sequência em uma mesa-redonda que reuniu a Eng. Civil Caroline Burtet, representante da Regional Sul do Confea e representantes da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Porto Alegre (AEAP) e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale dos Sinos (AEA Sinos), que falaram sobre suas experiências em projetos patrocinados pelo edital do Conselho Federal.

“Temos duas modalidades atualmente sendo trabalhadas pelo Confea, o Edital de Patrocínio, que é aberto também aos Creas e empresas; e o Edital de Chamamento, exclusivo às entidades de classe com registro”, detalhou, dando os números das últimas edições. “No de Patrocínio, em 2024, de 441 projetos apresentados 297 foram classificados, somando mais de 10 milhões destinados nestas iniciativas, tendo 25 estados contemplados, com 193 entidades e 14 Creas contemplados, sendo 12 projetos do RS.”

Já no Edital de Chamamento Público, que está ainda em andamento, Burtet relatou que, dos 135 projetos encaminhados, 132 já foram habilitados na fase de análise documental.  “Estão sendo disponibilizados mais 10 milhões para execução de proposta em até 147 dias da data de assinatura limitado até 30 de junho de 2025”, explicou, lembrando que todas essas, “são ações que chegam aos profissionais que estão lá na ponta”.
Experiência edital de patrocínio da AEA e AEAPA

Da AEAPA, a Eng. Agr. Luciane falou um pouco sobre o IV Congresso Estadual de Engenheiros Agrônomos – Coneagro, Da Estiagem à Enchente: Alternativas da Agricultura Frente aos Extremos Climáticos, que utilizou os recursos do edital do Confea.

“Esta foi a quarta edição do congresso, onde tivemos um aporte de 40 mil reais por meio do patrocínio, com 13 palestrantes e mais de 100 participantes, indo além da nossa expectativa. ” Destacou, ainda, a facilidade no processo desde o projeto até a prestação de contas, que foi realizada de forma rápida e sem dificuldades. “Na experiência que tenho, se a entidade é organizada, está em ordem, é possível comprovar e executar o evento de forma célere. ”

Da AEA Sinos, o Eng. Civ. Ari Borges dos Santos, falou sobre a realização do Seminário Nacional de Inspeção Predial: O evento aconteceu de 23 a 25 de agosto no Auditório Sergio Concli Gomes, no Campus da Unisinos. O seminário abordou temas como legislação, inovações tecnológicas e o protagonismo da engenharia.

“Tivemos oito palestrantes, mais de cem participantes de forma presencial e, com a transmissão online, foram mais de 500 pessoas acompanhado de modo virtual. Isto engrandece demais nossas entidades, e é como andar de bicicleta, depois do primeiro credenciamento os próximos ficam mais fáceis.”

Experiência CDER-SP

O coordenador do CDER-SP, Eng. Agr. e de Seg. do Trabalho Leandro Galindo Vitor, trouxe as experiências das entidades paulistas e o apoio do Colégio no CREA-SP, que falou sobre o o papel das associações de engenheiros, como gerar comprometimento e manter engajamento para a sucessão de lideranças.


Falou, ainda, sobre alguns projeto do regional paulista, como o “Por Dentro do CREA”, que leva estudantes para um dia dentro do Conselho, como um programa de estágio. “Estamos na quarta edição em que 40 estudantes passam uma semana no CREA particionando de todas as atividades, com as despesas de deslocamento custeadas pelas associações e a alimentação e hospedagem pelo CREA-SP”.

Por fim, destacou a importância das ECS. “As associações de engenheiros são fundamentais para o fortalecimento da profissão, proporcionando um ambiente de desenvolvimento contínuo, representando os interesses da classe e promovendo padrões elevados de qualidade e ética.”

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: