
Plenário aprova relatório do Grupo de Trabalho TOS e aprova mais de 100 processos

Créditos: Arquivo CREA-RS
Na tarde de quinta (12), o CREA-RS promoveu a Sessão Plenária Ordinária n. 1.859, reunindo cerca de 100 conselheiros, no formato híbrido no auditório do Cremers, sob a presidência da Engenheira Ambiental Nanci Walter.
Na mesa, o Eng. Eletric. e Seg. Trab. Eduardo Souto, 2º vice-presidente; Eng. Quím. e Seg. Trab. Marino Greco, 1º diretor administrativo; Eng. Sanit. e Seg. Trab. Gabriel Costa Konig, coordenador das Inspetorias; e a Eng. Agr. Andréa Brondani da Rocha, diretora-geral da Mútua-RS.
Logo no início foram entregues certificados aos inspetores, representantes de Zonal, vice-presidentes e diretores, que terminaram os mandatos em 31 de dezembro de 2024. Os conselheiros titulares receberam Atestados de Serviços Meritórios.
Durante a Plenária, foi aprovada a instalação da Comissão do Mérito do CREA-RS, exercício 2025, composta pelos conselheiros Eng. Agr. Roque Rutili, Engenheiros Civis Marcus Vinícius do Prado e Marcos Antônio Kercher.
Os conselheiros apreciaram e aprovaram o relato do Eng. Eletr. Eduardo de Brito Souto sobre o Relatório do Grupo de Trabalho encarregado da Sistematização da Tabela de Obras e Serviços (TOS), denominada GT-TOS.
O próximo item da plenária foi o Planejamento de Fiscalização para 2025. Foi apresentado pelo o gerente de Fiscalização, Eng. Civ. Donário Rodrigues Braga Neto, que fez uma breve apresentação sobre o planejamento. Também informou a todos sobre o prêmio que a fiscalização do CREA-RS, que recebeu um troféu pelo primeiro lugar nas metas de fiscalização de 2024.
Na sequência mais de 100 processos sobre registro de cursos, interrupção de registro, registro de profissional diplomado no exterior, revisão de atribuições foram relatados e aprovados.
Primeiro a se manifestar, o 1º diretor administrativo, o Eng. Quím. Marino Greco, falou sobre a aquisição de um local para a Inspetoria no município de Caxias do Sul. “É importante termos em mente que Caxias do Sul é o segundo polo metalmecânico do país e o segundo polo plástico também. Além disso, é a segunda inspetoria do estado com maior receita, tanto em ARTs quanto em anuidades. Possui 4.663 registrados na área de atuação dessa inspetoria.”
Também na defesa, o inspetor-chefe de Caixas do Sul, Eng. Amb. e Seg. Trab. Clóvis Reis Claudino, afirmou que o município é um polo pujante no que diz respeito à engenharia. “A gente vem trabalhando muito pela nossa área, pelo CREA e pelo Conselho como um todo. Nossa sala começou em 1967, quando a Seac acolheu o CREA. Inicialmente, era um espaço compartilhado, mas, posteriormente, o CREA tornou-se dono da sala. Hoje temos um local específico, um prédio numa esquina, em uma sala de canto. Nossa proposta é adquirir um espaço maior, que permita acolher os profissionais da Serra em um ambiente mais adequado. Isso faria uma grande diferença para os colegas da nossa Inspetoria. Nossa ideia é sempre melhorar como Conselho”, justificou, afirmando que a nova sala, ao lado da atual, está em um prédio com acessibilidade e comporá um conjunto na sobreloja.
Conselheiro da Câmara de Agronomia, o Eng. Agr. Leonardo Cera também concedeu uma fala sobre a importância da Inspetoria de Caxias. “Conheço bem a estrutura, e, dada a magnitude dos profissionais da região, sabemos que ela é pequena se comparada a outras cidades que têm o privilégio de inspetorias maiores, inclusive para abrigar associações locais”, apontou.
Por último, o coordenador das Inspetorias, o Eng. Gabriel Konig, destacou que é preciso valorizar a Casa do Engenheiro, transformando-a em um espaço digno desses profissionais.
A votação foi favorável a aquisição da sala para ampliação da inspetoria de Caxias do Sul. Após a votação a presidente parabenizou a inspetoria pela ampliação do espaço.
O próximo item da plenária foi o Planejamento de Fiscalização para 2025. Foi apresentado pelo o gerente de Fiscalização, Eng. Civ. Donário Rodrigues Braga Neto, que fez uma breve apresentação sobre o planejamento. Também informou a todos sobre o prêmio que a fiscalização do CREA-RS, que recebeu um troféu pelo primeiro lugar nas metas de fiscalização de 2024. “Isto é emblemático, porque com toda a dificuldade que nós passamos a partir de maio o nosso conselho conseguiu atingir o primeiro lugar de metas de fiscalização no Brasil”
Foram apresentadas o calendário das sessões plenárias ordinárias e reuniões das Câmaras especializadas do CREA-RS para o exercício de 2025. A presidente complementou informações referentes a este item. “A nossa primeira Sessão Plenária de 2025 está marcada para 9 de janeiro. Houve uma alteração na data da realização do Encontro de Líderes, a pedido do presidente do Confea. Antes o evento acontecia em fevereiro e no próximo ano será realizado no final de janeiro.”
