Notícia

Do escoamento da produção à sobrevivência na guerra comercial: o impacto do Porto de Chancay no Brasil


Comitiva do Confea realiza visita técnica ao Porto de Chancay. Créditos: Arquivo Confea

Atualmente, a produção brasileira leva cerca de 35 dias para chegar à China, o principal parceiro comercial do país. Com a inauguração do porto de Chancay, no Peru, e com a utilização da Rota 2 das Rotas de Integração Sul-Americana do Governo Brasileiro, esse prazo passa a ser de 10 a 12 dias. O impacto é direto tanto para o produtor quanto para o consumidor. “Esse porto vai afetar o mundo inteiro. Nesse momento de guerra comercial, vamos poder ver o quanto esse equipamento poderá ser estratégico para nós”, comentou o presidente do Confea, Vinicius Marchese, durante visita técnica ao porto.

As cinco Rotas de Integração Sul-Americana já haviam sido apresentadas pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, durante o 14º Encontro de Líderes, no início deste ano, e, nesta semana, foi a vez de uma delegação do Sistema Confea/Crea* ver de perto o destino de duas dessas rotas: o porto recém-inaugurado a 70 km da capital peruana, fruto de uma parceria entre a estatal chinesa Colco Shipping Ports (60%) e a empresa peruana Volcan Compañia Minera (40%).

“É como se o Brasil estivesse comercialmente um pouco mais perto da Ásia”, celebra o presidente do Confea, “imagina o que poderemos ter em termos de troca de tecnologia. Tudo isso representa vasta oportunidade para os nossos profissionais, para os nossos produtores”. Na ocasião, Vinicius assinou um protocolo de intenções junto ao Colégio de Engenheiros do Peru voltado ao fortalecimento da engenharia nos dois países, com foco na troca de experiências, no intercâmbio de conhecimentos técnicos e na promoção de boas práticas profissionais.

Obras da primeira etapa do porto de Chancay, a 70 quilômetros da capital peruana: parceria com a China poderá representar porta do Brasil para o Pacífico

Além de Vinicius, a comitiva do Confea é formada pelos conselheiros federais eng. civ. Neemias Barbosa, eng. mec. Aysson Rosas Filho; pelo superintendente de Engenharia do Porto de Santos, eng. Daniel Tamburus; pelo presidente da Copimera, eng. mec. Jorge Nei Brito; pelo gerente de Fiscalização do Confea, eng. Igor Fernandes; pelo presidente do Crea-PI, eng. civ. Hércules Medeiros; pelo eng. civ. e vereador de Picos, Francisco das Chagas de Sousa e pela gerente de comunicação do Confea, Marina Mattus. Do lado peruano, participam o decano Edwin Chavarri Carahuatay do Colégio de Engenheiros do Peru; o vice-decano Elías Tapia Julca e os engenheiros Marco Ramirez Chávez, Luz Castañeda Pérez, Lourdes Carreras Caprile, Ana Mercado del Pino, Susana Gálvez Polo e Verónica Cáceres Fernández.

Beatriz Leal / Equipe de Comunicação do Confea

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: