
Nesta quarta-feira (16), durante o 1º Encontro Nacional de Gestão das Entidades de Classe do Sistema Confea/Crea (Engec), foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A parceria tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a inovação entre engenheiros e agrônomos, seja por meio de programas conjuntos desenvolvidos pelas instituições, seja pela oferta de capacitações voltadas ao desenvolvimento de novos empreendedores.
Durante a cerimônia, o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, destacou a importância estratégica da parceria, especialmente diante do atual cenário econômico global e do papel do Brasil nesse contexto. “Não dá para pensar a Nova Indústria Brasil (NIB) sem engenheiros e agrônomos. A materialização do desenvolvimento passa necessariamente por essas profissões. Muitos dos nossos profissionais já atuam como empresários, e o Sebrae tem a missão de apoiar esses empreendedores para que seus negócios sejam produtivos, inovadores e competitivos”, afirmou.
Quick também aproveitou a oportunidade para convidar os presentes a participarem do Startup Summit, que será realizado de 27 a 29 de agosto, em Florianópolis. O evento reunirá mais de 200 palestrantes e deverá atrair cerca de 10 mil participantes, promovendo o encontro entre startups, investidores e grandes nomes do ecossistema de inovação.
O presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, reforçou a importância do alinhamento entre formação técnica e atitude empreendedora. “O ecossistema de inovação e empreendedorismo está em transformação. Dados da pesquisa Quaest mostram que o perfil dos profissionais está mudando. Precisamos preparar nossas entidades de classe para acompanhar essa nova realidade”, afirmou.
Patrocínio
Na sequência, foi realizada a assinatura simbólica do repasse histórico referente ao Edital de Patrocínio 2025. O presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, acompanhado do gerente de Relacionamento com as Entidades (GRE), Renato Lisboa, apresentou os números do edital, que recebeu 721 projetos submetidos e contemplou entidades de 25 estados. “Saímos de um orçamento de R$ 3 milhões para R$ 15 milhões, somando recursos de patrocínio e fomento. Esse aumento expressivo reflete o compromisso do Confea em estimular o desenvolvimento das entidades de classe, oferecendo linhas de financiamento que viabilizem ações voltadas ao empreendedorismo sustentável e inclusivo", destacou.

Marchese também ressaltou o compromisso da atual gestão com a modernização do Sistema. “Fomos eleitos porque os profissionais desejam inovação e transformação. Isso passa necessariamente por uma atuação mais efetiva das entidades, com foco em oferecer serviços de maior qualidade para os nossos profissionais e para a sociedade”, concluiu.
Antes de passar para o próximo painel, o presidente destacou o ineditismo de reunir entidades precursoras, Colégio de Entidades Regionais (Cder) e o Colégio de Entidades Nacionais (Cden) em um mesmo evento de capacitação. “O Engec é de extrema relevância para fortalecer a gestão, a transparência e a responsabilidade na utilização dos recursos financeiros repassados. Esses recursos são essenciais para apoiar atividades voltadas ao desenvolvimento das profissões e à melhoria da qualidade técnica e social dos profissionais e da sociedade.
Acompanhe ao vivo as palestras do Engec:
:
Fernanda Pimentel / Equipe de Comunicação do Confea