
CREA-RS reforça campanha de orientação contra Dengue voltada aos profissionais da construção civil

Créditos: Arquivo CREA-RS
Em 2024, o CREA-RS lançou uma campanha de orientação aos profissionais sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, febre Chikungunya e vírus Zika, nos canteiros de obra.
Neste ano, o Rio Grande do Sul já registrou mais de 9,3 mil casos de dengue, dos quais 8.118 são autóctones (contraídos dentro do Estado), o que faz importante a continuidade das ações que evitam o aumento de casos.
ACESSE AQUI CARTAZ PARA IMPRESSÃO.
O mosquito Aedes aegypti prolifera-se em ambientes com água parada, sendo os canteiros de obras locais propícios para a reprodução do inseto. De acordo dados do Ministério da Saúde, 20% dos focos do mosquito estão concentrados nesses locais.
Para lembrar dos cuidados necessários e evitar a propagação do mosquito, o CREA-RS está reforçando a campanha de conscientização direcionada aos profissionais da construção civil. No link, você pode acessar material informativo para ser colocado em locais de boa visibilidade, lembrando das ações necessárias para evitar a propagação do mosquito.
Além de manter a limpeza nos canteiros de obras, alguns locais específicos devem receber atenção especial para evitar o acúmulo de água, como carrinhos de mão, betoneiras, lajes, tonéis, fossas de elevador, calhas, capacetes, tubos de PVC, baldes, latas e embalagens, que podem se tornar criadouros do Aedes aegypti.
