Notícia

Profissionais da região Oeste abrem etapa distrital do Congresso Estadual de Profissionais em Ijuí


Créditos: Arquivo CREA-RS

Acessibilidade e mobilidade, saneamento básico, engenharia pública, qualidade ambiental e desenvolvimento energético para os municípios. Estes são os cinco eixos temáticos que receberão propostas de profissionais de todo o país, nos encontros preparatórios que culminarão no 12º Congresso Nacional de Profissionais.

No Rio Grande do Sul, a etapa regionalizada foi aberta com o Congresso Distrital da Região Oeste, realizado em Ijuí, na última sexta e sábado. O evento reuniu profissionais dos municípios abrangidos pelas Zonais Alto Uruguai, Noroeste e Fronteiras Oeste e Sudoeste, e elegeu 19 delegados (13 com mandato e 6 sem mandato), além de aprovar 15 propostas — três por eixo.

Delegados eleitos 

 

Como apoio ao debate das proposições, os mais de 40 profissionais presentes na Câmara de Vereadores da cidade receberam um Caderno Especial do Jornal do Comércio, produzido exclusivamente para os Congressos do CREA-RS. O material, intitulado “Mapa Econômico: Dados que constroem caminhos”, reúne informações técnicas regionalizadas coletadas pelos jornalistas do veículo por meio do projeto de mesmo nome. Desde 2023, o projeto mapeia economicamente todo o Estado em cinco regiões, destacando as principais atividades, peculiaridades, desafios e avanços de cada território. Os dados da publicação foram contextualizados e apresentados pelo editor-chefe do Jornal do Comércio.

Já os eixos temáticos, foram contextualizados pelos diretores do CREA-RS Eng. Civ. Hilário Pires (1º vice-presidente), Eng. Op.-Mec. Carlos Roberto Santos da Silveira (2º vice-presidente), e Eng. Quím. e de Seg. do Trab. Luiz Henrique Rebouças dos Anjos (2º diretor administrativo) e pelo coordenador das Inspetorias Eng. Sanit. E de Seg. do Trab. Gabriel Costa Konig.

Abertura
Representando a Casa, o presidente do Legislativo municipal, Rodrigo Bastolla Noronha, afirmou o orgulho e a satisfação em receber os profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências da região:
“Agradecemos imensamente por poder colaborar com um evento que trará debates tão importantes para o desenvolvimento do Estado. Nós, que somos a Capital Mundial das Etnias, estamos trabalhando para fazer jus a este título — e acredito que este evento é um exemplo desse esforço.”

Rodrigo Bastolla Noronha

 

Anfitriã do evento, a inspetora-chefe do CREA-RS em Ijuí, Eng. Civ. Franciele Tais Fridhein, iniciou sua manifestação agradecendo aos colegas “sem mandato” presentes, que se propuseram a participar ativamente e apresentar propostas de melhoria: “O debate está conosco. Temos que deixar de apenas criticar e assumir o papel de agentes das mudanças que buscamos — e este é o fórum para isso.”

Eng. Civ. Franciele Tais Fridhein

 

“Estamos sempre dispostos a sermos parceiros em ações de valorização das Engenharias, Agronomia e Geociências. Não existem cidades sem os nossos profissionais, e fico muito feliz em ver este plenário cheio, em plena sexta-feira à noite, para contribuir com os nossos municípios”, destacou a diretora-geral da Mútua-RS, Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha, representante da entidade apoiadora do evento. Ela também ressaltou o compromisso da Caixa de Assistência dos Profissionais com as iniciativas do CREA-RS.

Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha

 

Encerrando as manifestações de abertura, a presidente do Conselho, Eng. Amb. Nanci Walter, destacou a parceria com o projeto Mapa Econômico, do Jornal do Comércio, que inspirou o formato dos Congressos Distritais, reunindo as 11 Zonais do CREA-RS em três eventos regionalizados:

“Temos aqui um caderno especial, produzido especialmente para nosso evento, que traz o perfil econômico de cada região do Estado — com informações que muitos municípios não têm, e que serão um farol para nossos debates. O Rio Grande do Sul tem uma responsabilidade maior neste Congresso: temos a oportunidade de sermos exemplo para o país.”

Eng. Amb. Nanci Walter

 

Mapa Econômico do RS: Dados que constroem caminhos

Guilherme Kolling

Editor-chefe do Jornal do Comércio, Guilherme Kolling apresentou o extenso trabalho produzido pelo projeto Mapa Econômico, que desde 2023 mapeia economicamente o Estado em cinco regiões, destacando suas principais atividades, peculiaridades, desafios e avanços:

“Como diário de economia e negócios do Rio Grande do Sul, o JC faz um raio-X da economia gaúcha a cada edição. É um trabalho de jornalismo de dados, em que reunimos e analisamos informações disponíveis — muitas vezes publicadas isoladamente ao longo do tempo. A partir desse conjunto, conseguimos oferecer novas leituras e projeções para o desenvolvimento econômico gaúcho.”

Kolling explicou que os dados apresentados no caderno foram obtidos por meio da cobertura diária dos jornalistas do veículo, combinados com dados de órgãos institucionais e informações colhidas in loco nos eventos promovidos pelo jornal em cidades-polo de cada região, todos com apoio do CREA-RS:
“Nestes encontros, realizados sempre em cidades diferentes e com convidados de diversos segmentos, ouvimos as lideranças regionais e verificamos se nosso diagnóstico corresponde ao que está sendo sentido pela população local.”

Os dados trazidos pelo jornalista, trazem, para cada uma das cinco regiões, os gargalos e as oportunidades nas áreas da indústria, energia e infraestrutura. “O que vemos de modo mais macro, é a riqueza e, também a diversidade da economia do Rio Grande do Sul, com um crescimento não uniforme. Se vemos o ‘copo meio cheio’, é que todas as regiões têm importunidades importantes de desenvolvimento; já pelo ‘copo meio vazio’, temos as questões climáticas – onde entram os efeitos da enchente, assim como a questão das consecutivas estiagens, assim como nossa infraestrutura que ainda é insatisfatória, mas são desafios que podem ser visto como oportunidades”.

Para ele, a economia está em aceleração, principalmente nas áreas de inovação e sustentabilidade e citou alguns exemplos de investimento em andamento no estado, como nas áreas de energia eólica (alguns offshore), de data centers (em Eldorado do Sul) e de celulose, com a nova fronteira de eucalipto, na Fronteira Oeste.

“Então, esses são dados do presente que podem ser usados com indicadores do futuro. Informações que estão presentes, mas muitas pessoas não têm acesso e que auxiliam num melhor diagnóstico para um melhor planejamento de desenvolvimento. Devemos usar essas informações para seguirmos adiante”, concluiu.

O editor-chefe do Jornal do Comércio, Guilherme Kolling, também participará dos Congressos Distritais das Regiões Oeste, em Santa Maria, e Central, em Porto Alegre, nos dias 27 e 28 de junho, e 4 e 5 de julho, respectivamente.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: