Notícia

Confea e Sociedade Americana de Agronomia firmam parceria para certificação


Conselho Diretor, presidente Vinicius Marchese e o CEO da ASA, James Cudahy. Créditos: Arquivo Confea

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e a American Society of Agronomy (ASA) assinaram nesta terça-feira (10) um Memorando de Entendimentos que estabelece a implementação do programa Certified Professional Agronomist Engineer (CPAE) – Brazil. A iniciativa, inédita no país, representa um marco para a valorização e internacionalização dos profissionais da Agronomia registrados no Sistema Confea/Crea.

O CPAE-Brazil será gerido e aplicado pela ASA, referência mundial em práticas agrícolas sustentáveis e certificações profissionais desde 1907. O programa visa reconhecer competências técnicas e experiência prática de engenheiros agrônomos brasileiros, com base em critérios internacionalmente reconhecidos e adaptados à realidade dos currículos nacionais. O Confea atuará como parceiro institucional na validação da regularidade profissional, experiência comprovada e integridade ética dos candidatos.

A certificação terá validade de dois anos com exigência de atualização profissional contínua, e a primeira avaliação está prevista para agosto de 2025. As provas e os materiais informativos serão disponibilizados em português e os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea contarão com 25% de desconto no processo de certificação.

Para o CEO da ASA, James M. Cudahy, a certificação representa um avanço significativo na qualificação profissional. “Toda a cadeia produtiva se beneficia quando os profissionais estão mais preparados e certificados”, afirmou.
 

asa_2.jpeg


A iniciativa reforça o compromisso do Confea com a excelência técnica e a mobilidade profissional internacional. “Com essa parceria – pela qual batalhamos há muitos anos – damos mais um passo decisivo na valorização dos nossos profissionais e no reconhecimento global da Agronomia brasileira”, destacou o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese.

Conselheiro federal e engenheiro agrônomo, Álvaro João Bridi, integrante do Conselho Diretor, ressaltou a importância da  iniciativa. “A implantação dessa certificação é mais um marco desta gestão em prol da valorização profissional”. A opinião foi endossada pelo assessor da Presidência e engenheiro agrônomo responsável pela viabilização da parceria, Flávio Bolzan, que acrescentou: “Como profissional entendo que essa certificação amplia as nossas oportunidades de atuação”.  Além de fortalecer a credibilidade da profissão, o programa CPAE-Brazil estimula a educação continuada e pode ampliar as oportunidades de atuação dos agrônomos brasileiros em mercados mais exigentes e regulamentados.

Fernanda Pimentel / Equipe de Comunicação do Confea

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inspetoria de Guaíba celebra 42 anos de fundação

Imagem de exemplo

Inspetoria de Santa Cruz do Sul completa 48 anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: