
Operação Volta às Aulas: Prefeituras de Arroio do Tigre e Cachoeira do Sul recebem fiscalização do CREA-RS

Créditos: Arquivo CREA-RS
Dando continuidade às atividades de fiscalização dos veículos de transporte escolar, no âmbito da Operação Volta às Aulas do CREA-RS, o agente fiscal Mauro Brião esteve em reuniões nas secretarias de Educação dos municípios de Arroio do Tigre e Cachoeira do Sul nesta semana.
Arroio do Trigre
Em Arroio do Tigre, a visita ocorreu na terça-feira (11), na Secretaria Municipal de Educação, onde foi entregue o Termo de Requisição de Documentos e Providências à secretária de Educação do município, solicitando os documentos de responsabilidade técnica pela manutenção e operação da frota de veículos utilizados no transporte escolar, sejam eles próprios ou terceirizados, sob responsabilidade da prefeitura.
Durante a visita institucional, a supervisora da Secretaria de Educação, Alda Roberta Drum Konrad, recebeu o agente fiscal Mauro Rogério Castro Brião, que destacou a obrigação dos municípios em garantir que todos os veículos escolares operem em condições seguras e ambientalmente adequadas, com o objetivo de reduzir falhas mecânicas e prevenir acidentes nas vias públicas. Para isso, é essencial que a frota passe por inspeções técnicas periódicas, realizadas por profissionais habilitados.
A Administração Municipal de Arroio do Tigre informou o cumprimento de todas as exigências legais, tanto com os veículos próprios quanto com os terceirizados, reafirmando seu compromisso com a segurança dos alunos e a qualidade dos serviços educacionais oferecidos. Alda reconheceu, ainda, a importância da atuação dos órgãos de fiscalização e reforçou que ações como essa fortalecem a gestão pública e contribuem para a preservação de vidas.
Cachoeira do Sul
Em Cachoeira, Brião esteve com secretária municipal da pasta, Carla Zinn, e pelo chefe do setor de Transporte Escolar, Ricardo Aires Ilha nesta quinta-feira (12). Durante a visita, foram analisados documentos, legislações municipais e a estrutura organizacional do setor.
Mauro Brião destacou positivamente a existência de uma legislação própria que regulamenta o transporte escolar no município, bem como a realização de vistorias bimestrais nos veículos — um diferencial em relação à maioria dos municípios, onde as inspeções ocorrem de forma semestral. Destacou que a atuação do Conselho tem caráter educativo e preventivo, reforçando a importância da inspeção regular dos veículos para garantir a segurança de crianças e estudantes.
“É muito bom saber que estamos no caminho certo. Temos uma atenção especial a este tema e seguimos o que a legislação determina para que a segurança seja sempre prioridade”, afirmou a secretária Carla Zinn, ao comentar o reconhecimento recebido.
