Notícia

CREA-RS promove reunião para tratar de avanços na fiscalização na prática do balonismo


O objetivo é oferecer apoio técnico para o desenvolvimento de diretrizes que assegurem a prática segura e responsável da atividade. Créditos: Arquivo CREA-RS

Com profundo respeito e solidariedade às famílias das vítimas do acidente com balão ocorrido em Praia Grande (SC), no sábado (21), representantes da fiscalização e inspetores do CREA-RS e CREA-SC reuniram-se na manhã desta segunda-feira (23), na Inspetoria de Torres. 

O objetivo foi promover uma reflexão técnica sobre a atividade, buscando o fortalecimento dos procedimentos de fiscalização, e avançar na busca pela normatização técnica e a atuação de profissionais e empresas legalmente habilitados, com foco na segurança da sociedade. O encontro também teve como foco a discussão de medidas voltadas ao aprimoramento da segurança na prática do balonismo.

A reunião contou também com a participação dos secretários municipais de Planejamento de Torres, Guilherme Biasi, e de Turismo, Gabriel de Melo. 

O inspetor-chefe da Inspetoria de Torres, Eng. Civ. Rubem Enedir Machado Silveira, agradeceu o apoio que a presidente Eng. Nanci dedicou na promoção dessa reunião que, mesmo durante o feriado prolongado, não envidou esforços em convidar a equipe de fiscalização do CREA-SC. Também destacou a seriedade do momento e a necessidade de avançar na construção de uma minuta técnica para servir de base normativa para a atividade, com responsabilidade técnica e envolvimento dos fabricantes.

O secretário de Planejamento, Guilherme Biasi, ressaltou a importância da iniciativa. “É um passo fundamental para evitar que novas tragédias aconteçam. A prevenção começa com o comprometimento técnico.”

O secretário de Turismo, Gabriel de Melo, reforçou o valor cultural do balonismo para o município. “O balonismo faz parte da identidade de Torres. É uma atividade segura, mas é necessário evoluir, aprimorar os protocolos e assegurar o cumprimento das responsabilidades técnicas. Prudência e prevenção são indispensáveis.”

Outro ponto a destacar foi a participação do Eng. Mecânico Juliano Theis, inspetor-tesoureiro de Esteio, que a convite da Presidente Eng. Nanci compareceu honorificamente na reunião trazendo sua experiência como profissional atuante na área de esportes de aventura, tendo contribuído grandemente para a recente elaboração de Nota Técnica Nacional de Fiscalização para Parques e Esportes de Aventura.  

CREA-RS, CREA-SC e o município de Torres também manifestaram a intenção de colaborar com a Federação Gaúcha de Balonismo, também convidada para a reunião, mas não pôde comparecer, se disponibilizando para somar esforços nos trabalhos que virão e oferecendo apoio técnico para o desenvolvimento de diretrizes que assegurem a prática segura e responsável da atividade. 

Pelo CREA-RS, participou, além dos citados, a chefe de Núcleo de Fiscalização, Alessandra Borges, a supervisora de fiscalização, Raquel Fortes; e os agentes fiscais Jucimar Godinho (Torres) e Alceu Maggi (Tramandaí); representante da Asenart, Eng. Agrimensor Jonathan Santos Rocha. Pelo CREA-SC: a inspetora chefe de Araranguá, Eng. Fabiani Mezzari Marcon; o gerente de fiscalização, Ingor Werncke; e os agentes fiscais Gustavo Rocha Jr. e Carlos Alberto Sá Reis.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: