
Aprendizados das enchentes de 2024 para um futuro sustentável é o tema da Conselho em Revista

Créditos: Arquivo CREA-RS
Há um ano, o Rio Grande do Sul viveu a maior catástrofe climática de sua história, com perdas de vidas e prejuízos com a infraestrutura. Junho de 2025, as chuvas assustam novamente, rios de diversas regiões do estado transbordam, fazendo com que moradores saiam de suas casas. Claro que não tem a mesma proporção de 2024, mas, levantam dúvidas sobre os impactos, os investimentos em reconstrução e o papel estratégico da engenharia no enfrentamento das emergências climáticas globais.
Pauta da matéria de capa da Conselho em Revista, conversamos na reportagem com diversos pesquisadores da Engenharia, Agronomia e Geociências sobre os aprendizados e os desafios com relação às mudanças climáticas.
"Como se tornar um perito em Engenharia?" é o tema da nossa entrevista com o Eng. Civ. Marcelo Saldanha, com 35 anos atuando como perito, professor da Ajuris, especialista em Engenharia Legal, Perícias e Avaliações, mestre em Engenharia de Avaliações e atuação em processos judiciais e extrajudiciais. Neste bate-papo o engenheiro dá dicas sobre a atuação na perícia na engenharia.
Nesta edição, trazemos um caderno especial sobre a eleição para conselheiro federal – modalidade elétrica, que ocorrerá no dia 16 de julho.
A eleição será realizada pela internet, através do site: www.votaconfea.com.br, e o profissional apto a votar se autenticará na ferramenta com login (CPF) e senha enviada por e-mail e/ou mensagem de celular, por isso, é imprescindível que seus dados cadastrais estejam atualizados. Apresentamos o currículo e o programa de trabalho das três chapas em disputa. Faça parte dessa escolha que fortalece a sua profissão.
Em homenagem ao Dia da Mulher Engenheira, a Conselho em Revista traz a experiência de duas profissionais que fizeram a diferença em suas atividades: a Eng. MSc. Profa. Danielle Clerman Bruxel, que esteve à frente de uma equipe com 60% de mulheres nas obras de reconstrução do Aeroporto de Porto Alegre, depois das enchentes do ano passado.
E uma entrevista com a pesquisadora brasileira Engenheira Agrônoma Mariangela Hungria, que foi agraciada com o Prêmio Mundial da Alimentação, conhecido como o "Nobel da Agricultura", por sua pesquisa inovadora sobre insumos biológicos que revolucionaram a agricultura. Ela é a primeira brasileira a receber essa honraria. No vídeo da entrevista, ela nos conta um pouco da sua trajetória e como foi ganhar um prêmio tão importante.
Os artigos das Câmaras Especializadas trazem o ponto de vista das especializadas com relação aos aprendizados das enchentes do ano passado.
Em um clique, um conteúdo técnico que mostra a importância das atividades dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.
Acesse em: https://www.conselhoemrevista.inf.br/
