Notícia

Certificação internacional abre fronteiras para agrônomos brasileiros


Créditos: Arquivo Confea

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e a Sociedade Americana de Agronomia (ASA, na sigla em inglês) lançaram na quinta-feira (10) o programa Certified Professional Agronomist Engineer (CPAE) – Brazil, iniciativa inédita no país que marca um novo capítulo na valorização e internacionalização da agronomia nacional. Um certificado internacional, como o CPAE, valida o conhecimento técnico e a competência do engenheiro agrônomo de acordo com padrões reconhecidos globalmente. Além de destacar o profissional no mercado nacional, a certificação também amplia suas oportunidades de atuação em empresas multinacionais, ONGs internacionais e projetos de cooperação agrícola pelo mundo.

A conquista da certificação demonstra atualização constante e alinhamento com as melhores práticas em sustentabilidade, inovação tecnológica e manejo responsável, como lista o presidente do Confea, Vinicius Marchese. “Entre outras vantagens, o CPAE pode abrir portas para cargos mais elevados, melhores remunerações e acesso a mercados mais exigentes e regulamentados”, salienta. Ao reconhecer competências com base em critérios técnicos internacionais adaptados à realidade brasileira, o programa beneficia toda a cadeia produtiva, com profissionais mais preparados para enfrentar os desafios do agronegócio moderno em quatro grandes áreas: manejo agrícola; manejo de pragas e doenças; manejo de solo e água; e fisiologia vegetal. 

Veja como foi o lançamento no Youtube do Confea



O CPAE-Brazil será gerido pela ASA, organização referência mundial em práticas agrícolas sustentáveis e certificações profissionais há mais de 20 anos e que congrega 12 mil consultores certificados. O Confea, parceiro institucional, será responsável por validar a regularidade profissional, a experiência comprovada e a integridade ética dos candidatos. 

A primeira avaliação está prevista para agosto de 2025. As provas estarão disponíveis em português, e os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea terão 25% de desconto no processo de certificação. Os critérios para se tornar um engenheiro agrônomo certificado são: ter registro ativo e regular no Sistema Confea/Crea e Mútua; comprovar no mínimo 5 anos de experiência profissional, registrada por meio de ARTs e acervo técnico; e não possuir sanções ético-disciplinares transitadas em julgado. A validade do certificado será de dois anos, com exigência de atualização profissional contínua.

O lançamento de hoje é resultado de um trabalho iniciado em 2018, quando representantes do Confea abriram tratativas com a ASA, a Crop Science Society of America (CSSA) e a Soil Science Society of America (SSSA). Após a assinatura de Acordo de Cooperação em 2019, foi criada a Comissão Temática de Certificação de Profissionais do Grupo Agronomia, composta por conselheiros federais e especialistas como Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, Evandro José Martins, Kleber Souza Santos, Laerte Marques da Silva e Clóvis do Lago Albuquerque. Ao longo dos anos, o grupo – supervisionado pela Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), atualmente coordenada por Osmar Barros Júnior – desenvolveu e validou um modelo de certificação adaptado à realidade dos engenheiros agrônomos brasileiros.

Entre os marcos do projeto, destaca-se a colaboração de profissionais que atuaram como examinadores e contribuíram com questões específicas à realidade do Brasil para compor o banco de dados da ASA. Um seminário realizado em julho de 2024 reuniu representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, Associação Brasileira de Normas Técnicas, Confederação Nacional da Agricultura, Organização das Cooperativas do Brasil e Banco do Brasil, ampliando o debate com os principais atores do setor. Em 2024, o engenheiro agrônomo Luiz Antonio Corrêa Lucchesi foi oficialmente indicado como representante do Confea no International Certified Crop Adviser (ICCA) Board da ASA, coroando o avanço da representação brasileira em fóruns internacionais.

Saiba mais sobre a certificação, acessando o site da ASA: https://www.sciencesocieties.org/certified-crop-adviser/get-certified/brazil 


Leia mais: 
Confea e Sociedade Americana de Agronomia firmam parceria para certificação

Confea participa de Conferência Internacional da ASA
 

Julianna Curado / Equipe de Comunicação do Confea 

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inspetoria de Guaíba celebra 42 anos de fundação

Imagem de exemplo

Inspetoria de Santa Cruz do Sul completa 48 anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: