Notícia

Inova Sênior busca reinserir profissionais 60+ no mercado de trabalho


Projeto desenvolvido por ex-alunos da USP e do ITA. Créditos: PhDsoft e FreePik

Duperron Ribeiro

Em um país onde o etarismo ainda prevalece no mercado de trabalho, o Inova Sênior surge como uma iniciativa inovadora e inclusiva. Desenvolvido por ex-alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), o projeto tem como objetivo reconectar engenheiros acima de 60 anos ao mercado, por meio da tecnologia e da inovação. A expectativa é de que profissionais possam ser recolocados imediatamente, enquanto o mesmo resultado levaria cerca de 14 anos para ser alcançado pelas escolas tradicionais.

Esse movimento se torna ainda mais urgente diante de um dado alarmante: uma pesquisa global inédita revelou que 41% dos profissionais brasileiros continuam enfrentando algum tipo de discriminação relacionada à idade no ambiente de trabalho. O índice coloca o Brasil acima da média mundial (36%) e da América Latina (35%), segundo o estudo Talent Trends 2025, realizado pela consultoria Michael Page, especializada em recrutamento executivo.
 
Em contraste com esse cenário, o diretor da PoliAlumni (plataforma de ex-alunos da Escola Politécnica), Duperron Ribeiro, explica que a ideia nasceu para aproveitar o “bônus de experiência” da população brasileira, que envelhece de forma acelerada. Segundo dados do IBGE, pessoas com mais de 60 anos já representam 15,8% da população nacional.“Nunca tivemos tantas pessoas com experiência, saúde e disposição para continuar contribuindo. O Inova Sênior veio para aproveitar essa energia toda. Combatemos, de um lado, o desperdício de conhecimento e, de outro, o isolamento das pessoas, que gera uma série de problemas psicológicos”, afirma.

Déficit de engenheiros
O presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, tem alertado sobre a evasão na engenharia, que é a maior entre todos os cursos de graduação. Segundo dados apresentados por ele no VEJA Fórum Infraestrutura, apenas um terço dos estudantes conclui a faculdade e só 15% seguem na profissão com registro no Confea/Crea. "Profissionais com 60 anos ou mais já representam 17% do nosso Sistema, um contingente valioso de experiência e conhecimento. Precisamos criar oportunidades para que continuem atuando e contribuindo, evitando desperdício de talento e fortalecendo o desenvolvimento tecnológico do país. Além de ser um intercâmbio entre gerações, é uma oportunidade de diminuir déficit significativo de profissionais das áreas tecnológicas e engenharias, que pelas estimativas pode chegar a números alarmantes até 2030”, afirma Marchese.

Presidente do Confea, eng. Vinicius Marchese
Vinicius Marchese

Na mesma linha de pensamento, Duperron reconhece a escassez de engenheiros no Brasil e a possibilidade de mudar esses números com a atuação dos profissionais seniores. “Vivemos uma fase exponencial da tecnologia. Se não tivermos engenheiros para acompanhar esse processo, o país pode ficar para trás. Esses profissionais não precisam de uma nova formação, mas de atualizações pontuais e conexão com os desafios atuais. A inteligência artificial será usada para promover esse match entre profissionais e demandas de mercado”, explica Duperron.

O Inova Sênior se propõe a criar uma ponte entre engenheiros seniores e empresas, universidades, startups e governo. De um lado, engenheiros com experiência e disposição. Do outro, instituições que enfrentam desafios concretos. A plataforma digital, aliada à inteligência artificial e a eventos presenciais, conectará essas pontas, permitindo acesso a recursos de pesquisa, desenvolvimento e inovação "O objetivo é que se atualizem, encontrem parceiros e, juntos, empreendam novas soluções e empresas de tecnologia”, complementa o diretor.

 

Sobre o projeto
O projeto conta com, inicialmente, 200 engenheiros da Poli e do ITA. A expectativa é expandir o movimento para toda a engenharia brasileira, ampliando o impacto positivo da iniciativa.
 

O lançamento do Inova Sênior aconteceu no dia 22 de agosto, na Maturifest, o maior evento da América Latina sobre trabalho, empreendedorismo e longevidade 50+. https://www.maturifest.com/

Fernanda Pimentel / Equipe de Comunicação do Confea com informações do Jornal da USP

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inspetoria de Guaíba celebra 42 anos de fundação

Imagem de exemplo

Inspetoria de Santa Cruz do Sul completa 48 anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: