Notícia

CREA-RS participa de Força-Tarefa Nacional em Campinas


Créditos: Arquivo CREA-RS

A 6ª edição da Força-Tarefa Nacional de Fiscalização (FTNF), uma das maiores mobilizações já realizadas pelo Sistema, foi realizada em Campinas (SP). Liderada pelo Confea, a iniciativa padroniza a fiscalização em todo o país e reforça a importância da contratação de empresas e profissionais registrados e habilitados. A operação mobiliza 105 agentes fiscais de 27 Creas, sendo 40 de São Paulo, para diligências em cerca de 1,2 mil condomínios da cidade, e ocorreu entre segunda e sexta-feira (25 a 29/09).

Do CREA-RS, estiveram presentes a supervisora de Fiscalização, Raquel Fortes, e os agentes fiscais Nilton Acosta (Santiago), Ilson Rozalino Garim e Silva (Guaíba) e Jucimar Carvalho Godinho (Torres). A participação do Conselho gaúcho é resultado da atuação premiada no último ano pelo Confea, ao cumprir as metas de fiscalização nacional, como as ações sobre condomínios verticais e aterros.

“A Força-Tarefa Nacional de Fiscalização é fundamental para uma integração cada vez maior dos Creas e a unificação dos procedimentos. Em Campinas, o foco se dá nos condomínios residenciais e comerciais, olhando para os serviços de manutenções preventivas de todas as ordens: das instalações elétricas às reformas de fachadas, climatizadores de ar, sistemas de gás e elevadores. Em todos os serviços de Engenharia, deve haver um responsável técnico e é isso que a operação busca assegurar”, pontuou a engenheira Lígia Mackey, presidente do Crea-SP durante a abertura da FNTF.

O presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, ressaltou a importância da iniciativa para a evolução do modelo fiscalizatório de todos os Creas. “Quando unimos agentes fiscais de todos os Estados em torno de uma metodologia única, ganhamos eficiência e garantimos que as normas e as leis sejam cumpridas”, destacou. Marchese observou que, além da proteção social, a união do Sistema nesse formato também impacta positivamente na geração de mais empregos e oportunidades para os profissionais e empresas registrados. “Estamos deixando um legado de fiscalização para todo o Brasil e encontrando os caminhos para melhorar o Sistema”, disse.  

Desde sua criação, em 2024, a FTNF já passou por diversas regiões do país, como Salvador (BA), Rondon (PA), Boa Vista (RR), Ribas do Rio Pardo (MS), Belém (PA) e Sinop (MT). Ainda em 2025, a força-tarefa deve chegar aos estados do Rio Grande do Norte e Maranhão. Só nas duas edições anteriores, no Pará e em Mato Grosso, foram mais de 900 empreendimentos fiscalizados, mais de 1.600 ARTs analisadas e mais de 500 profissionais contratados.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: