
Viamão e Alvorada recebem a Operação Minerva

A Operação Minerva reforça o papel fiscalizador do CREA-RS como agente de proteção social. Créditos: Arquivo CREA-RS
A construção civil é um dos pilares fundamentais da economia brasileira e, em 2025, prevê-se um crescimento moderado impulsionado por investimentos tanto públicos quanto privados. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor cresceu 2,4% em 2023 e a expectativa é que esse ritmo se mantenha, com projeções de elevação entre 2% e 3%.
Este crescimento, embora positivo, também gera uma demanda maior por fiscalização rigorosa, dado que o aumento da quantidade de obras e a complexidade dos projetos exigem maior supervisão para garantir que todas as normas e práticas sejam seguidas adequadamente, para evitar falhas estruturais, que podem resultar em acidentes graves ou em danos duradouros para a sociedade.
Para garantir que essas atividades tenham à frente profissionais legalmente habilitados e com registro no CREA-RS, os agentes fiscais Fernanda Delavi, Rafael Godinho, Ilson Garim e Silva, Gustavo Fernandes e o supervisor Pedro Estevam Ost promovem de 9 a 11 de setembro ação intensiva em obras civis e segurança do trabalho em empreendimentos nos municípios de Viamão e Alvorada. A meta é fiscalizar 200 empreendimentos.
Serão solicitadas a responsabilidade técnica em Engenharia Civil, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Elétrica, Geologia e Engenharia de Minas e Mecânica e Metalúrgica de itens como
A Operação Minerva reforça o papel fiscalizador do CREA-RS como agente de proteção social, atuando com base na ética, na defesa ambiental e nos aspectos humanos, sociais e econômicos. Ao promover a fiscalização técnica qualificada, o Conselho contribui para a integridade das construções e para a valorização do exercício profissional responsável.
