Desburocratização do Serviço Público é tema do último painel do Seminário das Inspetorias

Instituições públicas discutem desburocratização. Créditos: Arquivo CREA-RS
Encerrando a programação do 40º Seminário das Inspetorias, no sábado (1), o painel “Desburocratização do Serviço Público” trouxe reflexões sobre eficiência administrativa e o papel das instituições públicas no incentivo ao desenvolvimento regional. A mesa foi coordenada pelo apresentador do programa Pampa Debates e engenheiro civil Paulo Sérgio Pinto, juntamente com a engenheira ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS.
Participaram do debate Kalil Sehbe, diretor do Banrisul Riscos; Gabriel Mertens Saibrocelso Bassani Barbosa, presidente da Sociedade dos Amigos do Balneário de Atlântida (SABA), entidade anfitriã do evento; e o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei.
A presidente Nanci Walter destacou que, desde o início de sua primeira gestão em 2021, o Conselho atuar de forma a agilizar processos, sem perder a responsabilidade técnica e o rigor da fiscalização.
“Implementamos a Carteira Digital, o Novo Portal Profissional e Empresas, com a integração com gov.br, o CREA-RS tornou-se o primeiro Conselho a possibilitar o recolhimento e a assinatura das ARTs dentro do Sistema, a ART já sai assinada e liberada imediatamente, implementação do pagamento via PIX, acesso gratuito às Normas ABNT, desde abril de 2023, Unidade Móvel, entre outros. Tudo pensando em e facilitar os serviços oferecidos aos profissionais”, ressaltou.
O prefeito Anderson Mantei compartilhou a experiência de Santa Rosa. “Quando concorremos, apresentamos um plano de governo com o compromisso de contribuir para o fortalecimento dos empreendimentos. Iniciamos um grande processo de desburocratização no município, e os resultados já são visíveis”, ressaltou, afirmando que o poder público não pode atrapalhar os empreendedores.
O diretor do Banrisul Riscos, Kalil Sehbe, abordou o papel das instituições financeiras na modernização dos serviços públicos e no estímulo à inovação: “A desburocratização também passa pelo acesso ao crédito e pela confiança entre instituições e empreendedores. Quando reduzimos barreiras e utilizamos a tecnologia para agilizar processos, criamos um ambiente mais propício para o crescimento econômico e para novos investimentos”, destacou.
O presidente da SABA, Gabriel Mertens Saibrocelso Bassani Barbosa, ressaltou a importância de aproximar a gestão pública da comunidade e das entidades técnicas: “O CREA-RS tem papel fundamental na discussão técnica com relação à desburocratização e digitalização de serviços públicos e municipais. Temos participado das discussões na Assembleia de Verão, promovida pela Famurs aqui no Litoral”, afirmou.
Paulo Sergio agradeceu à presidente Nanci o convite para participar do painel em um fórum importante, envolvendo representantes das 44 Inspetorias do CREA-RS. “A desburocratização é uma mudança de cultura em torno da eficiência e transparência. Responsabilidade com agilidade”, defendeu.
O painel encerrou o Seminário reforçando a importância da integração entre poder público, entidades representativas e a engenharia para construir soluções inovadoras e sustentáveis.

