Planejamento da Fiscalização 2026 passa por Oficina no Seminário das Inspetorias

A chefe de núcleo de fiscalização Alessandra Borges . Créditos: Arquivo CREA-RS
Atividade-fim do CREA-RS, o planejamento da fiscalização foi o tema abordado pela chefe de núcleo de Fiscalização Alessandra Borges, acompanhada pelos quatro supervisores, Pedro Ost, Raquel Fortes, Gustavo Vaz e Amâncio Renato Nascimento.
Em sua apresentação, a chefe de núcleo de fiscalização Alessandra Borges fez um balanços das ações que foram feitas neste ano, as principais demandas dos municípios incorporadas no planejamento, indicações das Câmaras Especializadas e a dinâmica da organização do planejamento de 2026.
Depois foi promovida uma dinâmica de grupo com os supervisores da Fiscalização e os inspetores, subdivididos em regionais, culminando na elaboração do Planejamento das Ações de Fiscalização para o ano de 2026, com a indicação de empreendimentos e áreas prioritárias.
Dentro dessas áreas de autuação também foram discutidas as atividades técnicas a serem priorizadas no próximo ciclo. Cada regional apresentou suas propostas que serão consideradas no Planejamento:

Regional I
a) foco em supermercados, açudes e pesque&pague;
b) Porto Alegre (POA): ênfase na conversão de salas comercias para uso residencial, conforme Lei nº 13.681/2023;
c) Demais cidades da Região Metropolitana e Litoral: prioridade para inspeção predial.
d) Supermercados – Atividades técnicas a serem fiscalizadas: responsabilidade técnica de Engenheiro de Alimentos e Químico pelos setores de açougue, padaria e hortifruti; Montagem de prateleiras e paleteiras; PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio); Movimentos de cargas; e Cerificados de cursos de trabalho em altura.

Regional II
a) Fiscalização de feiras e eventos, com utilização da Unidade Veicular como apoio operacional;
b) Fiscalização em torres de radiofrequência.

Regional III
a) Fiscalização de concessionárias e permissionárias de energia elétrica.
• Regional IV
a) Fiscalização em fundições e demais ações que já compõem o planejamento em andamento;
b) Fiscalização de empresas de biocombustíveis e biodigestores.

Por fim, todas as regionais reforçaram a necessidade de manter o alinhamento das ações de fiscalização, buscando uniformizar procedimentos, aprimorar o planejamento técnico e fortalecer a atuação integrada das inspetorias em todo o estado.
Durante o evento, ainda, foi proposta e aprovada a implementação do Projeto Piloto de Inspeção e Manutenção Predial em seis inspetorias, sendo elas Guaíba, Montenegro, Panambi, Santa Cruz, Santa Maria e Santa Rosa.

