Notícia

Agronomia encerra 2025 com propostas de proteção da biodiversidade


Os debates priorizaram temas sensíveis à sociedade. Créditos: Arquivo CREA-RS

Em sua última reunião de 2025, realizada entre 3 e 5 de novembro, em Brasília (DF), a Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO) consolidou uma série de propostas estratégicas para o próximo ano. Os debates priorizaram temas sensíveis à sociedade, como a correta aplicação de agrotóxicos, a expansão da agricultura urbana e a acreditação de cursos de agronomia.

Pelo CREA-RS, estava presente o Eng. Agr. Alexandre Zillmer, coordenador da especializada no Rio Grande do Sul.

Entre os principais pontos discutidos, destaque para a Resolução nº 1149/2025, que define diretrizes para a prescrição, uso e fiscalização do Receituário Agronômico no âmbito do Sistema Confea/Crea. O documento reforça a responsabilidade técnica e ética dos profissionais na aplicação de agrotóxicos e produtos de controle ambiental, assegurando práticas mais seguras e sustentáveis no campo.

A coordenadoria também concluiu a Carta de Manaus, iniciada no encontro anterior realizado na região Norte. O documento, dirigido à sociedade, às autoridades e aos setores produtivos, apresenta compromissos da agronomia com a proteção da biodiversidade, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável — alinhando-se às metas globais que serão debatidas na COP 30.

Os representantes da agronomia dos Creas tomaram conhecimento dos trabalhos da Comissão Temática de Financiamento Rural e Gestão de Risco (CTFRGR) e recomendaram sua continuidade em 2026, reconhecendo a relevância da agenda para o fortalecimento do crédito agrícola.

Na área da educação, os coordenadores discutiram a criação do Selo de Acreditação de Cursos de Agronomia, voltado para valorização do ensino superior e melhoria contínua dos projetos pedagógicos, corpo docente e infraestrutura laboratorial das universidades. “A iniciativa visa garantir a qualidade da formação dos futuros profissionais”, ressaltou o coordenador da CCEAGRO, Francisco Joseraldo do Vale.  

Coordenador da CCEAGRO Francisco Joseraldo do Vale

A agenda tratou ainda da elaboração de publicações técnicas sobre agricultura urbana e periurbana, além de podas drásticas. “A expectativa é que as cartilhas sejam lançadas em 2026”, adiantou Joseraldo.


Leia mais:
CCEAGRO reforça papel da agronomia em agenda sustentável do Brasil

CCEAGRO reuniu-se em Brasília para segundo encontro de 2025

Fórum sobre agrotóxicos e defesa da profissão: veja as prioridades da Agronomia para 2025 
 

Julianna Curado / Equipe de Comunicação do Confea

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: