Notícia

Assegurada na justiça opção dos Eng. Químicos da Corsan sobre Conselho


A sentença reitera a ilegalidade de exigência de duplo registro e aponta ainda que os engenheiros químicos, em função da atividade preponderante de Engenharia que desempenham, devem estar registrados no CREA, e não no CRQ.

Foi confirmada em sentença de primeiro grau a liminar concedida em Mandado de Segurança impetrado pelo SENGE contra resolução da CORSAN, que obrigava os engenheiros químicos da empresa a se registrarem no Conselho Regional de Química – CRQ, mesmo que já inscritos no CREA, inclusive com ameaça de punição disciplinar àqueles que não seguirem a determinação.

Em sua sentença, o juiz Ruy Rosado de Aguiar Neto, da 16ª Vara Cível do Foro Central, reitera a ilegalidade de exigência de duplo registro e aponta ainda que os engenheiros químicos, em função da atividade preponderante de Engenharia que desempenham, devem estar registrados no CREA, e não no CRQ.

Essa é a segunda decisão judicial favorável a ação do SENGE contra a exigência da CORSAN. O caso vem sendo acompanhado pelo Sindicato há algum tempo, tendo inclusive solicitado à gestão anterior da Companhia a garantia de livre opção dos profissionais em relação ao seu registro, conforme determina a Constituição Federal e a sentença da ação ajuizada pelo SENGE e a Associação Profissional dos Engenheiros Químicos do RS – APEQ.

A questão também foi levada ao conhecimento do CREA, em reunião realizada no dia 27 de outubro de 2015, que resultou em notificação que reitera a ilegalidade deste ato da Companhia.

A partir de agora, o SENGE seguirá atento ao cumprimento da decisão judicial e o restabelecimento dos limites das funções de Responsabilidade Técnica na CORSAN.

Com informações do Senge

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inspetoria de Guaíba celebra 42 anos de fundação

Imagem de exemplo

Inspetoria de Santa Cruz do Sul completa 48 anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: