Notícia

CREA-RS prestigia instalação da Frente Parlamentar da Silvicultura


Alergs instala Frente Parlamentar da Sivicultura. Créditos: Alergs

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Adilson Troca (PSDB), instalou na manhã desta quarta-feira (23) a Frente Parlamentar da Silvicultura, que será presidida pelo deputado Elton Weber (PSB). A cerimônia, que ocorreu no Salão Júlio de Castilhos, reuniu representantes de órgãos governamentais, de entidades da sociedade civil e do segmento da silvicultura no Rio Grande do Sul. “Nosso objetivo não é ditar regras, mas ser um elo no Legislativo para acompanhar o desenvolvimento do setor. Nosso Norte é o tripé ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável”, sintetizou Weber.

Segundo o deputado, a cadeia produtiva de base florestal no Rio Grande do Sul responde por 326 mil empregos diretos e indiretos, abrange cerca de três mil pequenas, médias e grandes empresas, conta com 420 estabelecimentos voltados à produção de papel, além de duas indústrias químicas que atuam no segmento. “Queremos colaborar para que o setor dê prosseguimento a tudo o que vem sendo realizado, atuando, especialmente, na desburocratização de questões que não dialogam com a preservação do meio ambiente”, frisou.

Representando a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Serafim Quissini também defendeu a desburocratização de procedimentos para atender, especialmente, os pequenos plantadores. “Muitas vezes, os pequenos produtores descartam a atividade em função de entraves burocráticos”, apontou.

Visibilidade
O presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Diogo Leuck, acredita que a Frente Parlamentar dará visibilidade ao setor, contribuindo para informar a sociedade e desconstituir mitos em relação à silvicultura. Um deles diz respeito à questão da degradação ambiental. “Para cada hectare plantado, um hectare de floresta nativa é preservado. Além de ajudar a preservar, a silvicultura é uma das atividades agrícolas que menos usa defensivos e uma das mais certificadas. No Rio Grande do Sul, 62% das florestas plantadas têm certificação internacional contra 22% no resto do País”, revelou.
Ele defendeu ainda a aprovação do Projeto de Lei 145/2016, que estabelece a Política Estadual para Florestas Plantadas. “O projeto não flexibiliza, mas desburocratiza a atividade”, enfatizou.
Já o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Rio Grande do Sul, Carlos Joel da Silva, ressaltou a importância da atividade para geração de renda na agricultura familiar. “Precisamos desengessar o setor, que gera empregos e renda, e colaborar para que o Estado saia da crise”, salientou.
O secretário do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto, representando o governador do Estado, José Ivo Sartori, lembrou que a aprovação do PL 145/2016 é o primeiro passo para fomentar o setor e enfrentar os gargalos que dificultam a atividade. Ele lembrou que a proposta apresentada pelo Executivo é o resultado de discussões que ocorrem desde 2008 e representa um esforço integrado de vários órgãos governamentais.
A cerimônia de instalação da Frente Parlamentar da Silvicultura foi acompanhada pelos deputados Vinícius Ribeiro (PDT), Any Ortiz (PPS), Liziane Bayer (PSB) e Regina Becker Fortunatti (Rede), além de representantes do CREA-RS, Fiergs, Fetag, Farsul, Ageflor, Sindimadeira, Amigos da Florestas, Secretaria da Agricultura, Secretaria do Desenvolvimento Rural e Secretaria do Meio Ambiente.

Agência de Notícias Alergs

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inspetoria de Guaíba celebra 42 anos de fundação

Imagem de exemplo

Inspetoria de Santa Cruz do Sul completa 48 anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: