Notícia

Desenvolvimento sustentável da região serrana foi tema de evento


Eng. Vulmar destaca a relevância do planejamento territorial rural. Créditos: CREA-RS

Por iniciativa do CREA-RS, através da Inspetoria de Canela/Gramado, com apoio da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra) e da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), foi realizado, em 29 de novembro, no Campus Universitário da UCS, em Canela, o Seminário sobre Inteligência Territorial para o Desenvolvimento Agropecuário Sustentável das Regios dos Campos de Cima da Serra, Hortênsias e Serra. O evento reuniniu mais de 60 profssionais, entre técnicos da iniciativa pública e privada, representantes de entidades e autoridades.

O idealizador do Seminário, Eng. Civ. Sérgio de Paula Couto, inspetor-chefe da Inspetoria de Canela/Gramado, propôs aos prefeitos da Amserra a busca de orientação tecnológica de como aproveitar as potencialidade da região, de forma racional e sustentável, buscando sempre o equilíbrio com o meio ambiente. “É um trabalho com visão global para analisar e estudar a região como um todo. Com isso, será possível definir quais as novas culturas e tecnologias podem ser implantadas e se algum setor está crescendo de forma desordenada”, explica Eng. Couto.

Autoridades Presentes

Em torno de 60 profissionais debatem o desenvolvimento da região da serra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Seminário foi aberto pelo prefeito de Santa Maria do Herval e presidente da Amserra, Rodrigo Fritzen, pelo chefe geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus, e pelo 1º vice-presidente do CREA-RS, Eng. Agr. Vulmar Silveira Leite. 

Na ocasião, também presente o representante do setor de Monitoramento por Satélite da Embrapa, Evaristo Miranda, que explanou sobre a possibilidade da criação do projeto de Inteligência Territorial Estratégica, com abordagem e análise do território da região, em suas diversas dimensões.

Crescimento Planejado
Para Alexandre Hoffmann, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho e um dos organizadores do evento, a realização do Seminário foi a melhor forma de reunir os principais envolvidos para avaliar a situação atual e a sustentabilidade da agricultura na região, além de também identificar as melhores alternativas para o futuro. Os Campos de Cima da Serra é uma região contemplada por uma matriz econômica que vem se diversificando, porém sem um planejamento ambiental, logístico ou agronômico, o que gera uma grande preocupação para as entidades promotoras”, avalia.

Para Alexandre, uma das melhores alternativas para o crescimento planejado é o uso da Inteligência Territorial. “Com base no conhecimento atual da região, serão identificadas quais serão as melhores apostas para avançar a produção, buscando o menor impacto ambiental, aproveitamento das potencialidades e, sobretudo, orientar novos investimentos e garantir a continuidade do turismo, que é um importante fator econômico da região”, complementa Hoffmann.

Com informações Jornal de Gramado

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inspetoria de Guaíba celebra 42 anos de fundação

Imagem de exemplo

Inspetoria de Santa Cruz do Sul completa 48 anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: