Notícia

Somar recebe Prêmio Chico Mendes pela terceira vez


Créditos: Arquivo CREA-RS

Após uma manhã  e uma tarde de debates sobre o  tema “Energia e Mudanças Climáticas”  no 3º Fórum Empresarial Chico Mendes de Sustentabilidade, realizado nesta última semana, em São Paulo, a  SOMAR – Sociedade Mineradora recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Verde Chico Mendes de Responsabilidade Socioambiental, na categoria Gestão Socioambiental Responsável. 

Quase 500 empresas se inscreveram para edição de 2016 e somente 45 obtiveram a pontuação necessária para receber o aval da premiação e a autorização para a utilização do Selo Verde, que promove a valorização das marcas junto aos seus mercados consumidores. Na avaliação para a entrega do reconhecimento às empresas laureadas foram analisados itens como a política socioambiental implementada, atendimento a legislação vigente, educação ambiental, gestão de pessoal, ações sociais internas e externas, gestão de resíduos, conservação da biodiversidade, emissões de GEEs, eficiência energética e gestão dos recursos hídricos. 

Ao lado da Somar,  também foi premiada com o título Personalidade de Comunicação Socioambiental do Ano  a apresentadora, escritora, ilustradora e ambientalista brasileira, Paula Saldanha. Na foto, a diretora executiva da Somar (ao centro, com o troféu), Veronica Della Mea e a engenheira ambiental da Somar, Fernanda Souza, posaram ao lado de representantes da Pilleco Nobre, Lojas Americanas e a Naturovos, também homenageados com o Prêmio Chico Mendes.  

Na pauta do Fórum, com a presença de empresários, especialistas e representantes de instituições públicas e privadas, foram debatidos o Plano Nacional de Eficiência Energética, a Importância da Adaptação às Mudanças Climáticas aos Negócios das Empresas, o Desenvolvimento Sustentável e as Tecnologias do GLP, Incentivos para Projetos de Eficiência Energética, além da apresentação de cases de sucesso. 

Entre o seleto grupo de dez painelistas, estavam a coordenadora da Plataforma Empresas pelo Clima – EPC do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, Mariana Xavier,  o superintendente de Meio Ambiente da Itaipu Binacional e coordenador do programa Cultivando Água Boa, Jair Kotz, e o diretor substituto do Departamento de Desenvolvimento Energético  do Ministério de Minas e Energia, Luís Fernando Badanhan.  

“Depois de conquistarmos certificações fundamentais e raras em nosso segmento, como a  ISO 14001 e a ISO 9001,  seguimos trabalhando para cuidar dos valores da nossa empresa e desenvolver estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento da mineração de areia”, diz  Veronica Della Mea, diretora executiva da Somar, na ocasião acompanhada pela engenheira ambiental, Fernanda Souza. 
Ainda durante a premiação foram entregues o 4° Prêmio Chico Mendes de Jornalismo Socioambiental e o Personalidade de Comunicação Socioambiental do Ano, nesta edição destacando a apresentadora, escritora, ilustradora e ambientalista brasileira, Paula Saldanha.  

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inspetoria de Guaíba celebra 42 anos de fundação

Imagem de exemplo

Inspetoria de Santa Cruz do Sul completa 48 anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: