Notícia

Poder público e entidades buscam retomada da obra da barragem de Arvorezinha


Créditos: Vitor Garcia (Prefeitura de Bagé)

Na tarde desta terça-feira (17), uma equipe da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) e representantes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS) estiveram em Bagé para visitar a barragem da Arvorezinha. O objetivo foi fazer uma primeira verificação para avaliar a possibilidade de retomada da obra. 

A Cientec deve fazer novas visitas e analisar a documentação referente à obra para a confecção de um laudo pericial, requisito fundamental para a retomada dos trabalhos. Somente após isso, é que será possível a abertura de licitação, contratação e a concretização da obra em si.

Pela Cientec, estiveram presentes, na oportunidade, o engenheiro Eduardo Mallmann, o geólogo Roberto Vanacôr, gerente do Departamento de Geotecnia da Cientec e o engenheiro José Virgílio Gonçalves, gerente do Departamento de Tecnologia Metal-Mecânica. Representando o CREA-RS estavam o inspetor-chefe Eng. Civ. Antônio Luiz Arla e o conselheiro estadual Eng. Civ. Márcio Marun, que destacou a importância do Conselho estar parceiro "retomada desta importante obra". A participação do CREA-RS foi um determinação do presidente Eng. Melvis Barrios Junior. 

Antes da visita, a equipe técnica, imprensa e alguns vereadores reuniram-se na prefeitura para avaliar a medida. "Este é o primeiro passo em busca de uma solução definitiva para um grave problema, que é o abastecimento de água na cidade. O tema já foi alvo de inúmeras promessas, mas hoje, com toda certeza, estamos trabalhando com os técnicos mais sérios do Estado e com uma equipe focada em resolver este anseio da população nos últimos 25 anos. Este laudo que vamos receber da Cientec é o estudo necessário para a retomada da obra. E é importante ressaltar que sem nenhum custo aos cofres públicos", disse o prefeito.

Estudo
Gonçalves, que lidera a equipe da Cientec, explicou que esta foi uma primeira inspeção de outras que ainda deverão ocorrer. "A partir daí, e da análise da documentação, vamos iniciar um plano de trabalho. Só então, poderemos começar a falar em prazos", disse.

Já o diretor do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), Volmir Silveira, disse que o laudo deve ficar pronto o mais rápido possível. "Foram contatadas estas entidades pela credibilidade que têm junto à população. O contato foi na semana passada e de pronto eles já atenderam o pedido e já estão aqui. Esta é a nossa prioridade número um, uma questão de honra para este governo", garantiu.
Equipe técnica, vereadores, imprensa e assessores participaram da visita, que contou com a presença do deputado estadual Luís Augusto Lara, que agendou a visita junto à Fundação de Ciência e Tecnologia.

Por: Maritza Costa (Jornal Minuano)

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inspetoria de Guaíba celebra 42 anos de fundação

Imagem de exemplo

Inspetoria de Santa Cruz do Sul completa 48 anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: