
Seminário discute futuro das Inspetorias

Maior fórum das Inspetorias do Conselho gaúcho. Créditos: Arquivo CREA-RS
Começou na tarde desta quinta-feira (25) a 34ª edição do Seminário das Inspetorias do CREA-RS tendo como anfitriã a Inspetoria de Tramandaí. O evento acontece nas dependências da Sociedade Amigos Tramandaí. Maior fórum das Inspetorias do Conselho gaúcho, o evento conta com a participação dos inspetores das 44 regionais, representantes de Zonal e das Câmaras na Coordenadoria das Inspetorias e diretoria do Conselho. O encontro segue até sábado, dia 27.
Neste ano, entre os assuntos a serem apresentados e discutidos estão a atuação do Confea para atingir os profissionais em âmbito nacional, bem como as ações políticas e estratégicas no tocante à saída dos Técnicos do Sistema Confea/Crea; as ações institucionais e de fiscalização do CREA gaúcho, entre outros. Tem destaque na programação, ainda, o Fórum da Coordenadoria das Inspetorias e a divisão dos inspetores em Grupos de Trabalhos.
Presente à abertura, o Engenheiro Agrônomo Gustavo André Lange, 1º vice-presidente no exercício da Presidência, falou sobre a importância do encontro e da alternância de locais para recebê-los. “Todo ano temos a chance de conhecer as potencialidades das diferentes regiões do Estado, aqui temos o Parque Eólico, que é um grande exemplo de boa Engenharia”, ressaltou. Citou, ainda, a questão da saída dos técnicos e o impacto que terá no orçamento do Conselho. “Daí a importância de se debater o futuro, neste momento especial, e das ações para garantir a nossa sustentabilidade. Tenho certeza que essa questão vai ser muito bem trabalhada aqui e que este será um grande evento”, destacou.
À frente da Coordenadoria das Inspetorias pelo terceiro ano, a Engenheira Ambiental Nanci Walter ressaltou a necessidade de se utilizar o Seminário “para falar, ouvir e ser ouvido”. Falou, ainda, dos desafios que o CREA-RS está enfrentando e da importância do fortalecimento das Inspetorias. “Estou como coordenadora, mas ainda me sinto inspetora”, afirmou, lembrando dos anos que esteve na Inspetoria de Esteio. “Queremos ter orgulho do nosso Conselho. Para isso temos que trabalhar e utilizar os bons exemplos que temos e que devemos compartilhar, utilizar a boas práticas e a experiência de todos e buscarmos conduzir um Seminário de qualidade para sairmos daqui pensando no coletivo”, lembrou.
Geólogo e Engenheiro de Segurança do Trabalho Pablo Souto Palma, diretor-geral da Mútua-RS, que já atuou como coordenador das Inspetorias e como inspetor, reiterou o momento oportuno para o debate democrático do que se quer para o futuro das inspetorias, pela discussão da alteração do regulamento, previsto dentro da programação do evento. “Este é o Fórum para que as propostas sejam debatidas e que sejam escolhidas democraticamente as melhores para serem executadas”, declarou.
Anfitrião do encontro, o inspetor-chefe de Tramandaí, Eng. Civ. Milton Roberto Pedrollo Bittencourt, lembrou das dificuldades do evento de 2017, ocorrido em meio às intempéries climáticas, e agradeceu a escolha da “rainha das praias” para receber os inspetores este ano. “Estamos muito satisfeitos em acolhê-los e honrados em receber o Seminário. Espero que o evento esteja à altura dos senhores.”
Representando a municipalidade, o vice-prefeito de Tramandaí, Flavinho Corso Junior, agradeceu a escolha de sediar o evento e falou da importância dos profissionais do Sistema Confea/Crea, citando as obras que estão sendo encaminhadas na cidade e que contam com o trabalho desses profissionais, no planejamento e na execução. “Estamos executando a recuperação da nossa orla, abandonada há mais de 20 anos, num pequeno investimento perto do retorno que trará à cidade, ao nosso turismo.” Citou, ainda, o agente fiscal do CREA-RS na cidade, Alceu Dariva Maggi, que colabora com a regularidade das obras e trabalhos técnicos em Tramandaí, visto os poucos fiscais que a prefeitura conta.
A tarde seguiu com palestras e debates. O evento segue até sábado e conta com a presença de cerca de 150 profissionais.
Também presentes à abertura, o Eng. Eletricista Luis Henrique Motta, coordenador-adjunto das Inspetorias; a Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha, coordenadora do Colégio de Entidades Regionais do Rio Grande do Sul (Cder-RS) e inspetora-chefe de Santa Cruz do Sul; o Engenheiro Civil Cassiano Machado da Silva, representante da Zonal Litoral; a 2ª diretora administrativa, Eng. Quím. Cibele Elaine Vencato; o 1º diretor financeiro, Eng. Eletric. Seg. Trab. João Otavio Marques Neto; e o 2º diretor financeiro, Luiz Antonio Ratkiewicz.
