Notícia

IV Congresso AEARV conecta profissionais em busca de novos conhecimentos


Em sua quarta edição, o evento fez jus ao tema proposto para o encontro em 2018: conectando profissionais. Créditos: Arquivo AEARV

O Congresso Estadual da AEARV completou sua quarta edição fazendo jus ao tema proposto para o encontro em 2018: conectando profissionais.

Durante os dias 08 e 09 de novembro, na Casa das Artes, Engenheiros e Arquitetos de Bento Gonçalves e região puderam acompanhar um intenso ciclo de troca de conhecimentos e muito networking com palestrantes gabaritados e marcas expoentes no mercado.

Diretoria da AEARVAs vivências iniciaram na quinta-feira, com três painelistas na parte da tarde: os Arquitetos Gustavo Cedroni e Alex Brasileiro e o Engenheiro Paulo Bassi. A sexta-feira teve programação integral, com seis palestrantes compondo o line-up técnico.

A primeira delas teve como tema "Arquitetura com Alma". O Arquiteto Jean Grivot apresentou os trabalhos e a história da Hype Studio, de Porto Alegre. “Trabalhar com uma arquitetura que emociona nos encaminhou a novos desafios, como a criação de uma incorporadora e de conceitos para os nossos lugares com alma”, comentou.

Logo após, subiu ao palco o Engenheiro Roberto Kochen, com a palestra ‘Infraestrutura – Perspectivas para o Brasil’. Kochen abordou a situação brasileira com suas carências em mobilidade urbana, transportes, saneamento e até mesmo energia.“Nenhum país se desenvolve sem infraestrutura adequada, sendo que essa foi severamente negligenciada no Brasil nas últimas décadas”, ponderou.

O Engenheiro Roger Timm foi o terceiro a palestrar. Com o tema "A Compatibilização de Projetos – Case Kurotel – e o Alto Padrão", Timm abordou, entre outros temas, o uso do steel frame - um sistema construtivo industrializado, rápido, limpo e ecologicamente correto.

Auditório lotado para as palestrasApós uma pausa para almoço, o congresso retornou com a palestra do Arquiteto paranaense Gustavo Utrabo. Em busca de projetos alternativos e socialmente conscientes, Utrabo citou três itens que guiam seu trabalho: entender a pré-existência, criar sistemas que possibilitem ler o território e estabelecer uma relação do que se entende como natural e artificial.

Na sequência, a Engenheira Maria Angelica Covelo abordou o estágio atual da implantação da norma de desempenho e as perspectivas da revisão 2018-2019. “Normas de edificações residenciais, no geral, foram criadas porque os projetos precisavam ter determinados desempenhos. Isso veio de áreas como saúde e psicologia, pois é preciso termos essas padronizações para uma boa convivência e segurança”, ressaltou.

Para finalizar o ciclo, Ellen Renata Bernardi, da Ospa Arquitetura e Engenharia, trouxe a palestra "Projeto Integrado: O Modelo de Negócio da Ospa" - apresentando os projetos de sucesso do escritório.  O IV Congresso Estadual da AEARV teve patrocínio de Acquamondo, Açopema, Artelana, Bento Gesso, Cammino, Casa de Pedra, Confea, Costaneira, DCA, Deparis Iluminação, Lapividros, Meber, Mutua, Promob, Sole Aquecimento, Todeschini e UCS e contou com o apoio do CAU, do CREA-RS e da Ascon Vinhedos.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: