
Câmara de Alegrete homenageia 85 anos do Conselho

Eng. Agr. Kátia Messa faz pronunciamento enaltecendo a importância dos profissionais para o desenvolvimento . Créditos: CREA-RS
O presidente da Câmara de Alegrete, vereador Cléo Trindade, presidiu a Sessão Solene em homenagem aos 85 anos do CREA-RS, ocorrida na noite desta quarta-feira (02). A Mesa Diretora contou também com a presença do Eng. Civ. Jetter Danzer de Souza, secretário de Infraestrutura representando o poder executivo; da ver. Mírian Suhre, que secretariou os trabalhos, e pelos representantes do CREA-RS, Eng. Eletric. Luis Henrique Motta e Eng. Agr. Kátia Messa, inspetora-chefe de Alegrete. Participaram os parlamentares Glênio Bolsson, Anilton de Oliveira, Celeni Viana; Maria do Horto Salbego, Nívia Souza e Vanda Dorneles.
A CMA, através do presidente Cléo Trindade, como proponente, outorgou “Diploma de Reconhecimento aos 85 anos do CREA-RS, ao “Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul, congregando lideranças técnicas e promovendo desenvolvimento sustentável.
Lideranças e profissionais da área prestigiaram a homenagem ao Conselho e também ao primeiro inspetor-chefe da Inspetoria de Alegrete, Eng. Civil Valter Fernandes Aurélio, por sua atuação nos biênios 1978/1979 e 1980/1981. O Certificado pelos relevantes serviços prestados ao CREA-RS foi entregue às filhas Patrícia Miranda Aurélio e Juliana Miranda Aurélio de Araújo.
Presentes ao evento, os dirigentes da Associação de Engenheiros Agrônomos de Alegrete, Eng. Agr. Leonardo Gonçalves Cera, e da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de Alegrete, Eng. Civil Luana Hohemberger, aproveitaram a ocasião também para prestarem homenagem aos profissionais fundadores de suas entidades de classe.
O atual presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete, Eng. Leonardo Cera, entregou homenagem ao Engenheiro Dilson Lappe do Prado, o primeiro presidente da Associação de Agrônomos de Alegrete.
Os inspetores de Alegrete, Kátia Messa, Robert Trindade e Marnoon Vargas, aproveitaram a oportunidade para homenagearem a colaboradora da Inspetoria, Marta Marchezan, por sua atuação primorosa ao longo desses 32 anos no Conselho, com dedicação e responsabilidade de uma profissional de alto nível e competência.
O Presidente Cléo Trindade, como proponente, falou em nome das Bancadas, registrando que atuou como profissional na construção civil ao longo de dezesseis anos e que se fosse cursar uma engenharia seria engenharia civil, curso que se identifica. O vereador enalteceu aos profissionais que integram o CREA-RS, salientando a missão que possuem de criar, inovar e construir, ampliando novos horizontes.
O Eng. Motta, em nome da diretoria do CREA-RS, agradeceu a homenagem à Câmara e registrou a missão de proteger a sociedade, além de fiscalizar, a de orientar.
O Eng. Jetter Danzer de Souza, em nome do Poder Executivo, enalteceu a importância do reconhecimento ao CREA-RS, que congrega profissionais respeitáveis, registrando o nome do Dr. Ernane Motta Antunes, um mestre; do Eng. Lulo Corrêa e do Eng. Antônio Carlos Schimitt (In Memoriam). Falou sobre encaminhamentos técnicos e agradeceu a funcionária da Inspetoria Martha Marchezan pelo profissionalismo e aos profissionais da diretoria da Inspetoria que realizam um trabalho de qualidade, de orientação e de responsabilidade.
A Engenheira Agrônoma Kátia Messa, à frente da Inspetoria de Alegrete, ao se pronunciar registrou a importância da Engenharia para o desenvolvimento.
Discurso Eng. Kátia Messa
“Engenharia: matéria-prima da inovação. E por trás de cada inovação, existe muito trabalho. Tudo começa com o empenho de um profissional da área tecnológica, que vai dar forma a uma ideia que faz a sociedade evoluir. É pensando no futuro do nosso Estado que o CREA-RS comemora seus 85 anos. Afinal, o papel dos nossos profissionais é transformar sonhos em realidade.
Missão de nossa da entidade é proteger a sociedade, fiscalizando o profissional responsável pelos empreendimentos rurais e urbanos, obras ou qualquer atividade do ramo, utilizando os conhecimentos adquiridos na formação acadêmica.
Os profissionais do CREA-RS são comprometidos com a sociedade, não apenas com a segurança, mas também com a eficiência e com a economia das obras e serviços que realiza. E agrega-se, ainda, a estes compromissos, o de promover o desenvolvimento sustentável para preservar o meio ambiente as futuras gerações.
A Inspetoria de Alegrete, teve sua fundação em 28 de abril de 1978, quando então o presidente da SEAA, o Eng. Civil Ascânio Vilaverde Moura, solicitou em nome dos Engenheiros e Arquitetos de Alegrete, devido ao grande número de profissionais atuantes na cidade e vendo a necessidade de sua instalação. Hoje somos 450 profissionais, somados entre os Municípios de Alegrete e Manoel Viana.
Há exatos 41 anos, nossa Inspetoria vem realizando um trabalho técnico e de responsabilidade social, fazendo com que nossos profissionais, se tornem uma referência para a sociedade de Alegrete e Manoel Viana, uma vez que os serviços prestados por estes profissionais, facilitam a rotina diária da população, trazendo segurança e efetividade. Somos Eng. Agrônomos, Eng. Civis, Eng. Elétricos, Eng. Mecânicos, Eng., Florestais, Eng. Ambientais, Desenhistas Industriais, Tecnólogos, Geólogos, Geógrafos, Gestores Ambientais, todos envolvidos para transformar o lugar em que decidimos viver, somos dedicados na nossa profissão, somos dedicados aos nosso Conselho, somos dedicados ao nosso trabalho. Procuramos fazer sempre o melhor que pudemos para atender à necessidade e confiança que a nós é dada por todos.
Quero agradecer a nossa Secretaria Administrativa Marta Dorane Marchezan, por sua dedicação e paciência para conosco!
Professor Dilli e seus alunos!
Nossas Entidades de classe, na figura dos presidentes Leonardo Cera e Luana Ferreira e dizer da importância dessas entidades para o desenvolvimento e crescimento da nossa inspetoria.
Aos meus colegas de todas as comissões por seus comprometimentos e meus colegas inspetores, por estarmos juntos nessa jornada.
Agradecer a esta casa que acolheu a presente Sessão!
Obrigada por este momento, obrigada por este reconhecimento! ”
