
Gerência de Fiscalização organiza ações em videoconferência

Créditos: Arquivo CREA-RS
Desde a implantação do teletrabalho, os departamentos do CREA-RS têm procurado encontrar formas para enfrentar a realização de suas atividades a distância. Tecnologia que permite não só a comunicação entre um grupo, mas também pessoa a pessoa, a videoconferência, ainda recente no Conselho gaúcho, tornou-se uma prática constante entre as áreas semanalmente.
No planejamento anual da Gerência de Fiscalização, por exemplo, estavam programadas reuniões bimestrais com os supervisores na sede do Conselho. O evento, no entanto, que aconteceria entre 19 e 20 de março deste ano foi cancelada, já em função das orientações acerca do Covid-19.
Desta forma, a Gerência de Fiscalização promoveu na tarde de segunda (13) a primeira reunião com este formato, que contou com a participação dos supervisores de fiscalização Alessandra Borges, Luiz Claudemir de Araújo, Mauro Brião e Pedro Ost; do chefe do Núcleo de Controle Operacional, Jaime Leandro Mello Filho.
A gerente de Fiscalização, Eng. Civ. Cristiane de Oliveira, que coordenou a reunião, considerou positiva a experiência. “Agora, vamos aumentar a frequência das reuniões de Supervisão. Inclusive, neste período de isolamento social e teletrabalho, a necessidade de ajustes e readequação nas ações de fiscalização exigirá reuniões semanais por videoconferência”, analisou a gerente. “Esta foi a primeira de muitas reuniões neste novo formato e, com certeza, continuarão mesmo após este período atípico que estamos enfrentando”, apontou.
O chefe do Núcleo de Controle Operacional, Jaime Leandro Mello Filho, explica que, além do planejamento estratégico iniciado em dezembro de 2019, foram abordados os tipos de fiscalização que estão sendo realizados no teletrabalho, no sentido de garantir que estas ações tragam um efetivo resultado ao Conselho.
“Apesar do nosso contato diário com os supervisores e com a gerente Cristiane pelo whats ou telefone, a videoconferência é uma ferramenta importante para visualizar as pessoas e obter melhor entendimentos dos assuntos tratados. Nosso maior desafio neste momento é encontrar a forma ideal de manter nosso foco no trabalho, pois tivemos que adaptar nossas casas e rotinas familiares com as nossas atividades profissionais. Além disso, foi necessário buscar soluções tecnológicas que atendessem e facilitassem o desenvolvimento de nossas atividades”, resumiu.
A supervisora Alessandra Borges também considerou a reunião produtiva. “Foi uma oportunidade para que pudéssemos alinhar procedimentos e avaliar o planejamento realizado para 2020. Discutimos ainda os novos rumos que a fiscalização deveria tomar pós-pandemia, buscando implementar novas formas de fiscalização. São os desafios na pauta do dia de nossas atividades”, avalia.
Para o supervisor Mauro Brião, a reunião ocorreu em bom momento, considerando que na dificuldade existe a possibilidade de descobertas de outros procedimentos, para melhorar os processos e principalmente valorizar todo o trabalho desenvolvido até aqui. “Nossa equipe é experiente e comprometida. Vamos sair muito mais fortes e unidos desta fase”, concluiu.
“Importante para traçarmos metas para enfrentar este momento difícil que estamos passando, no sentido de melhorar nossos procedimentos e manter o que estava dando certo”, aponta o supervisor Pedro Ost.
Para ele, é necessário entender que o teletrabalho é uma situação inédita, mas acredita que todo o grupo sairá fortalecido desta crise.
“Novos tempos e desafios, mas também novas soluções e algumas incertezas”, assim definiu o supervisor Luiz Claudemir de Araújo o cenário que vivemos no momento. Salientou, no entanto, que a equipe é experiente e comprometida para conseguir superar as adversidades impostas e necessárias. “Este período nos propicia rever alguns procedimentos e práticas, o que propocionará qualidade e valorização do nosso trabalho”, afirmou.
