
Diretoria da Mútua toma posse na plenária do dia 24 de agosto

Diretor-presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida. Créditos: Arquivo Confea
Presidida pelo eng. agr. Francisco Almeida, a nova Diretoria Executiva da Mútua toma posse na terça-feira (24) durante sessão plenária que será realizada no Clube de Engenharia de Brasília (DF). A eleição ocorreu no mês de maio, durante o Colégio de Presidentes, no dia 19, quando foram eleitos como diretores o eng. agr. Arício Resende e a eng. agr. Giucélia Figueiredo. Na semana seguinte, no dia 25, os conselheiros federais elegeram os diretores eng. civ. Carlos Vilhena, o geól. Waldir Duarte e o eng. agr. Francisco Almeida, que foi escolhido como diretor-presidente para gerir a Caixa de Assistência até agosto de 2024.
À frente da Diretoria Executiva (Direx) da Mútua, o eng. agr. Francisco Almeida, que já presidiu o Crea Goiás, enumerou os maiores desafios para o triênio que se iniciará. “O Sistema Confea/Crea e Mútua representa uma tríade que congrega, respectivamente, a normatização, a fiscalização e o braço social e cultural, para tanto precisamos chegar em um número maior de profissionais”, defendeu. Segundo Almeida, apenas cerca de 10% dos profissionais inscritos no Sistema aderiram à Mútua. “Precisamos ampliar o trabalho de divulgação sobre os serviços e benefícios ofertados pela Caixa de Assistência, como o Tecnoprev, considerado um dos melhores planos de previdência complementar”, disse o presidente da Mútua. Francisco ainda defendeu a implementação do plano de saúde regionalizado e outros serviços que estão previstos em lei, como o banco de empregos e a capacitação dos profissionais.
Para o diretor Financeiro, eng. agr. Arício Resende, a eleição para a Mútua ratifica o trabalho bem-sucedido na presidência do Crea Sergipe e a oportunidade de continuar defendendo os interesses dos profissionais que integram o Sistema Confea/Crea. “Vamos iniciar um novo ciclo e preparar a Mútua, juntamente com os meus pares de Diretoria, para enfrentar os desafios do presente e do futuro e sintonizá-los com o novo perfil dos profissionais das áreas tecnológicas, enquanto protagonistas do desenvolvimento socioeconômico”, anunciou Arício.
Por sua vez o ex-conselheiro federal eng. civ. Carlos Vilhena, que será o diretor de Benefícios da Mútua, destacou a importância de compatibilizar as necessidades legais com as necessidades dos profissionais. “Temos recebido muitas demandas dos associados e vamos trabalhar para equilibrar a balança entre o social, o financeiro e o legal, afinal temos de cumprir acórdãos do TCU. Ainda assim temos como meta para essa gestão ofertar plano de saúde, melhores condições de financiamentos, inclusive para equipamentos de trabalho e capacitação para os profissionais associados. “, anunciou Vilhena.
Já a diretora Administrativa, reeleita para o segundo mandato, eng. agr. Giucélia Figueiredo agradeceu a recondução pelo Colégio de Presidentes e relembrou as adversidades do primeiro mandato com a pandemia da covid-19, que mudou toda a dinâmica da instituição. “Trabalhamos pela otimização das ações com a informatização das atividades, dando celeridade e transparência aos serviços prestados no tocante às rotinas administrativas, criando ferramentas de gestão para que as atividades-meio gere sustentabilidade para as atividades-fim da Mútua.”, detalhou a diretora. Ela ainda comentou sobre o papel da diretoria que conduz: “A Diretoria Administrativa faz interface com todas as demais diretorias, portanto, o nosso foco sempre será a celeridade transparência e otimização das atividades pautadas ´pela economicidade . Além disso, precisamos modernizar os normativos tornando os benefícios cada vez mais acessíveis aos profissionais sintonizadas com a modernidade administrativa e de gestão .”
Giucélia ainda destacou os avanços e a consolidação da participação da mulher na engenharia e nos espaços de poder. “Dedico a nossa participação às mulheres engenheiras, às professoras, às trabalhadoras rurais, enfim todas as mulheres que lutam diariamente contra todas as formas de discriminação, machismo, violência que ainda impera na engenharia e na sociedade.
Responsável pela Diretoria de Tecnologia, o ex-conselheiro federal Waldir Duarte, pretende retomar o projeto da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) Nacional com o Confea, além de, obedecidas às padronizações, desburocratizar a concessão de benefícios aos Mutualistas e implementar o BIM nas áreas da Mútua. “Espero fazer parte da unificação do Sistema Confea/Crea e Mútua, com total sintonia entre as partes, além de promover a facilitação dos mutualistas através da tecnologia e contribuir para com o Confea em benefício direto a todos os profissionais do Sistema”, disse o novo diretor de Tecnologia da Mútua.
Segundo o novo presidente da Mútua, desde junho vem sendo feito um trabalho de transição entre a gestão vigente e a que tomará posse no próximo dia 24, durante sessão plenária do Confea.
Sobre a Mútua
A Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada pelo Confea, pela resolução nº 252 de 17 de dezembro de 1977, conforme autorização legal contida no artigo 4º da Lei 6.496 de 7 de dezembro de 1977. O principal objetivo da Mútua é oferecer a seus associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro. Tem como missão atuar como entidade assistencial do Sistema Confea/Crea e Mútua, prestando serviços, ações e benefícios diferenciados que propiciem melhor qualidade de vida aos mutualistas.
Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
