
276 empreendimentos fiscalizados em PIF de São Gabriel

Fiscalização abrangeu postos de combustíveis . Créditos: Arquivo CREA-RS
Durante a semana passada, entre os dias 01 e 05 de julho, uma equipe de cinco agentes fiscais do CREA-RS participam de Programa Intensivo de Fiscalização (PIF) na região de abrangência da Inspetoria de São Gabriel, voltadas à área de construção civil, onde realizarão a verificação da presença de empresas e profissionais legalmente habilitados, registro da ART e placa de identificação dos profissionais nas obras de edificações novas, reformas, demolições e infraestrutura urbana; na área da Agronomia, em unidades armazenadoras de grãos; e nas demais edificações do RS, onde foram verificadas as responsabilidades técnicas pela elaboração do PPCI (plano de prevenção e combate a incêndio), pela instalação/manutenção do SPDA (sistema de proteção contra descargas atmosféricas), de elevadores, de manutenção em subestação/transformadores e manutenção e inspeção em vasos de pressão. Postos de combustíveis também foram alvo da ação, com verificação das responsabilidades técnicas de atividades como recolhimento transporte e destinação de resíduos sólidos e líquidos, análise de solos e manutenção em bombas e válvulas.
O Programa Intensivo de Fiscalização (PIF) totalizou 373 serviços, com 276 empreendimentos fiscalizados. Confira os resultados:
- Notificação Falta ART: 18
- Notificação E.I. PJ/PF: 28
- Notificação falta de registro: 02
- Diligências: 03
- RFEST: 11 relatórios
- TRDP: 35 termos
Total de serviços: 373
Paralelo ao PIF foi entregue ao secretário municipal de Obras do município, que é ex-Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil e atual conselheiro desta, o Eng. Civil Felipe Nascimento Abib, e ao coordenador de Obras do Município e inspetor-chefe de São Gabriel, Eng. Eletricista Luis Henrique Motta, minuta dos Termos de Cooperação Técnica e modelos para criação de Lei de Inspeção Predial.
