Notícia

Sessão Plenária aprova 10 processos e normas de fiscalização


Créditos: Arquivo CREA-RS

No dia 21 de outubro, o CREA-RS promoveu a Sessão Plenária de nr. 1.832, reunindo 98 conselheiros no auditório do Instituto de Ciências Básicas de Saúde, em Porto Alegre. Além de 10 processos analisados e aprovados, o Plenário aprovou “ad referendum" a Portaria da Presidência nº 355, de 28 de setembro de 2022, a designação do Engenheiro Civil Matheus Borges dos Santos, para exercer, de forma honorífica, a função de coordenador estadual do Programa Creajr-RS.

A pauta extensa, com normas de fiscalização, análise de processos com recursos ao Plenário, a Sessão iniciou com num minuto de silêncio ao falecimento do ex-conselheiro Miguel Atualpa Núñez (27/09/2022) e da funcionária Maríndia Izabel Girardello (28/09/2022).

Também na abertura, a Eng. Ambiental Nanci Walter fez um agradecimento à delegação gaúcha na Soea, que participou ativamente de toda a programação, inclusive palestrando e levando o conhecimento técnico do Rio Grande do Sul à Goiânia.

Fez uma saudação ao conselheiro Eng. Agr. José Luiz Tragnago, representante da Unicruz, pelos 45 anos da Universidade. Também lembrou dos 45 anos da engenharia civil da Unisinos. “Quero parabenizar a professora Eng. Civil Fernanda Pacheco, conselheira da Câmara de Engenharia Civil e Agrimensura pelo prêmio que recebeu em Brasília. Estivemos em Santa Cruz do Sul, em comemoração aos 45 anos da Inspetoria, homenageando inspetores e funcionários.

Destacou a composição do Crea Junior. “Estamos formalizando o CREA Júnior que tem um coordenador honorífico. Faremos uma composição diferente, convidando o CDER e as Zonais, portanto com maior pluralidade, ampliando a nossa representatividade.”

A conselheira federal pelo RS, Eng. Agrônoma Andrea Brondani da Rocha, parabenizou a todas inspetorias que comemoram aniversário. Lamentou não estar presente nas homenagens da Inspetoria de Santa Cruz, mas que acompanhou de longe com emoção.

“Quero declarar meu orgulho pela delegação do CREA-RS na Soea, principalmente o nosso homenageado na Honra ao Mérito, o Geólogo Ivam Luís Zanetti, que muito bem representa os profissionais do RS. Falando em acadêmicos, minha alegria em ter sido a coordenadora do Contecc, mais de 400 trabalhos, inclusive do Rio Grande do Sul. Este evento tornou-se um dos maiores congressos técnicos. Estou tentando que os trabalhos sejam publicados. Finalmente, parabéns ao CREA-RS, que mostram índices cada vez melhores e sendo elogiados por este Brasil.”

O diretor-geral da Mútua-RS, Geólogo Pablo Palma, falou com orgulho de como a Mútua-RS conseguiu patrocinar vários eventos das entidades de classe, contribuindo para a sustentabilidade e capacitação profissional.

Também presente on-line, o Eng. Mecânico e de Segurança do Trabalho Marcos Antônio Kercher. agradeceu ao apoio aos eventos. “Faremos logo mais o Seminário de Inspetorias em Pelotas em novembro, contando com um grupo maior, pois o evento é presencial e vamos discutir várias demandas das Inspetorias”.
O coordenador adjunto do CDER-RS, Eng. Civil Leo Azeredo, aproveitou para falar das ações do CDER e de como estão trabalhando para qualificar cada vez mais as entidades de classe, trazendo parcerias e patrocínios e treinamento de prestação de contas para evitar problemas. “Junto com a gestão, estamos trabalhando o nosso edital de patrocínio que foi aprovado na Plenária anterior. O edital será lançado ainda este ano, no valor de R$ 1 milhão, para simplificar o processo, esgotando estes recursos em capacitação profissional, além de promover a sustentabilidade e qualidade de nossas entidades.”

Também na mesa de abertura, o Eng. Civil Marcio Marum adiantou algumas ações que a Mútua-RS está promovendo. “Em breve estaremos inaugurando o espaço para as entidades de classe, para receber os conselheiros para que não fiquem esperando os ônibus na rodoviária. As salas terão internet e TV para descansarem. É uma acolhida. Também estamos tentando viabilizar banheiros para banhos.”

NORMAS DE FISCALIZAÇÃO DA CÂMARA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS

  • Apresentadas pelo coordenador da Geologia e Engenharia de Minas, Geólogo Marco Antonio Fontoura Hansen, foram discutidas e aprovadas três Normas de Fiscalização da Câmara de Geologia e Engenharia de Minas:
  • A Norma de Fiscalização n° 1, de 18 de agosto de 2022, que dispõe sobre a fiscalização da quantidade de serviços técnicos desenvolvidos simultaneamente por profissionais vinculados à Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas, bem como o estabelecimento da Carga Horária Mínima – CHM estimada para cada serviço técnico e dá outras providências.
  • A Norma de Fiscalização n° 5, de 18 de agosto de 2022, que dispõe sobre a obrigatoriedade da colocação e manutenção de placas de identificação visíveis e legíveis ao público em áreas de mineração.
  • A Norma de Fiscalização n° 7, de 18 de agosto de 2022, que Dispõe sobre a fiscalização do exercício da engenharia em obras e serviços relacionados ao aproveitamento de recursos naturais (lavra de substâncias minerais de emprego imediato na construção civil para uso exclusivo em obras públicas) realizados por órgãos públicos”.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inovação e atualização profissional para diferentes modalidades

Imagem de exemplo

EASVA comemora sete anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: