
Comitê Programa Mulher RS tem nova formação

Na pauta, mais mulheres em cargos de lideranças dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua. Créditos: Arquivo CREA-RS
Em solenidade realizada no dia 10 de janeiro, o Conselho gaúcho deu posse à Engenheira Civil Maria Eugênia Lucas Cardoso, como coordenadora do Comitê Programa Mulher RS, também inspetora-chefe de Esteio.
Também foram nominadas as novas integrantes do GT Mulher, que tem como desafio principal encontrar maneiras de estimular a participação feminina de forma protagonista dentro do Sistema Confea/Crea por meio de políticas e programas que sejam atrativos para as mulheres, bem como incentivar o registro profissional das engenheiras, agrônomas e profissionais das geociências após a sua formação acadêmica.
Ocorreu ainda a primeira reunião da nova composição da executiva para discutir questões pertinentes ao desenvolvimento feminino no contexto social e profissional. Além da participação da Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, o encontro contou com a presença da Engenheira Eletricista e de Segurança do Trabalho Adriana Resende Avelar de Oliveira, eleita presidente do Crea-DF para o triênio 2024-2026. Para ela, há muito trabalho pela frente, "mas o sol nasceu para todas". Também participaram outras lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua.
O principal objetivo do Programa, segundo a Eng. Civil e coordenadora do GT Maria Eugênia Cardoso, é estimular a participação de mais mulheres nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. “Vamos seguir realizando palestras e compartilhando as nossas experiências nas Universidades, proporcionando um ambiente enriquecedor para que as futuras profissionais se inspirem, aprendam e se sintam encorajadas a trilhar carreiras de sucesso nesses campos específicos”, destacou.
Além disso, o momento proporcionou um espaço crucial para diálogos significativos, fomentando discussões sobre os principais desafios enfrentados pelas mulheres neste cenário. Conforme apontado pela Eng. Florestal e de Seg. do Trab. Liana Sarturi, equilibrar as demandas de carreira com o papel de mãe surge como um destes dilemas. "Nesse sentido, o Programa Mulher é um poderoso instrumento para criar uma rede sólida de apoio, visando ambientes mais inclusivos e equitativos", completou.
INTEGRANTES GT MULHER
- Presidente do Crea-RS, Engenheira Ambiental Nanci Cristiane Josina Walter;
- Representante das Câmaras Especializadas do Crea-RS, Engenheira Florestal e Eng. Seg. Trab. Liana Sarturi de Freitas;
- Representante das Instituições de Ensino, Geóloga Cassiana Roberta Lizzoni Michelin;
- Representante da Mútua-RS, Engenheira Agrônoma Andréa Brondani da Rocha;
- Representante das Inspetorias, Engenheira Civil Maria Eugênia Lucas Cardoso;
- Representante dos Profissionais, Engenheira Agrícola e Eng. Seg. Trab. Annelize de Albuquerque Altemann;
- Representante dos Profissionais, Engenheira Florestal Fernanda dos Santos Antunes;
- Representante dos Profissionais, Engenheira Geóloga Bruna Koppe Kronhardt;
- Representante dos Profissionais, Engenheira Eletricista e Eng. Seg. Trab. Gabrielli de Carli da Silva;
- Profissional benemérita: Engenheira Eletricista Nilza Luiza Venturini Zampieri;
- Profissional benemérita: Engenheira Civil Amélia Antunes Forte;
- Representante do CDER: Eng. Civil Luana Ferreira Hohemberger;
- Representante do Programa Crea Jr-RS, como membro convidada, com direito somente à voz, a acadêmica do Curso de Engenharia Civil da UFPel Alessandra Horbach Barbosa.
